Relações Incestuosas e Literatura

ÉDIPO REI de Sófocles. Clássico incestuoso grego de grande sucesso mundial.
A literatura é um instrumento comumente usado para difundir particularidades e fomentar discussões polêmicas, por vezes sadias, por vezes nem tanto.
Dentre os assuntos tabus que a literatura já explorou e explora, o incesto é de longe o mais bizarro. Podemos encontrar livros maravilhosos com esse tipo de relação. Alguns deles inclusive, se tornaram verdadeiros arautos da literatura. Acompanhe essa matéria conosco.





HELENA (1876)





A primeira vez que me deparei com um incesto na literatura foi ao ler Helena de Machado de Assis. 
Meu primeiro romance clássico, foi também o primeiro romance incestuoso que li na vida. 
Na trama, Helena é a filha não legítima de um homem que ao falecer, deixa uma carta revelando para o restante da família a existência da moça. Helena é levada para morar com Dona Úrsula e Estácio seu meio-irmão por quem se apaixona e vive um amor proibido.

O livro possui revelações bombásticas...bem  dramalhão. 
O fim pode não agradar a todos, mas  não foge ao estilo romântico machadiano. Quem conhece, já deve presumir o que acontece.
Eu curti muito o livro, e se bem me lembro...não me choquei com o romance de Estácio e Helena quando li. Até porque,  o clássico acaba por contar uma história que pra nós em nossos tempos...está mais do que batida, que é a história do casal que se apaixona e descobre que é irmão (embora em Helena eles já saibam isso). Mas será que são mesmo? A dúvida que surge ao longo da obra é outro ponto que hoje estamos bem habituados a ver em novelas, sobretudo as mexicanas...rsrs. 
O incesto dentro desse conceito de romance arrebatador com pequenas doses de canastrice, já não é tão utilizado como antes. Ainda é possível encontrar, mas só se você for leitor(a) assíduo(a) da coleção Sabrina e livros do gênero, o que também não é problema algum...estou apenas exemplificando....vale ressaltar.


COLEÇÃO: A HORA DAS BRUXAS (1994)

Se eu li algo do gênero antes desse livro...honestamente não me lembro. E se não lembro, talvez não tenha sido tão bom...rsrs...o mais provável é que não tenha lido mesmo.

Os livros de Anne Rice me pegaram por volta de 2014, e como sou uma fanática por história de bruxas não demorou muito para me envolver na história da família Mayfair.

Os Mayfair são um clã de bruxos que por quatro séculos convivem com um demônio chamado Lasher, entidade esta invocada por uma ancestral e que desde então se tornou uma herança, um anjo da guarda às avessas entre as bruxas mais poderosas da família.
Rowan é a atual herdeira do legado Mayfair, levando consigo o espírito Lasher, este mesmo que ao longo de diversas gerações, promoveu na família uma verdadeira sucursal do inferno, incentivando assassinatos, traições e sobretudo o incesto.
Com o tempo, Lasher vai se tornando cada vez mais consciente e "humano", é quando percebemos que a intenção daquele espírito coadjuvante pode ser bem menos nobre do que aparenta.


Nesse livro o incesto é recorrente, raro é você encontrar um romance que não seja consanguíneo. Acho que na verdade, existe um apenas, que é do casal central da história Rowan e Michael, mas nem nossa heroína escapa da tradição familiar. 
Esse hábito dos Mayfair é justificado no livro, se trata uma exigência feita pelo espírito Lasher, para que o sangue da bruxa que herdará os poderes e favores concedidos por ele, seja absolutamente puro. Sendo assim, é imprescindível que tanto o pai quanto a mãe da bruxa herdeira sejam ambos Mayfair, para que assim o clã permaneça purificado. Então vale irmão com irmão, tio com sobrinha, pai com filha e por aí vai.
Uma amiga que pegou o livro pra ler, não conseguiu terminar. Por se tratar de literatura gótica ele é um livro bem pesado, sem meias palavras e erótico em seu nível hard, em outras palavras, é para os fortes...rsrs.



CEM ANOS DE SOLIDÃO (1967)


Este livro, que terminei a leitura recentemente, foi o grande motivador da origem dessa matéria. 
Narrando a história da Família Buendia durante um século, vemos o sucesso e declínio de uma estirpe. Falo mais a respeito na resenha do livro, que será postado ainda essa semana.

Ocorre que, no que tange aos romances incestuosos, temos no topo da árvore  genealógicas um casal de primos José Arcário Buendia e Úrsula Iguarán, embora  relacionamentos entre primos tenham sido romantizados com o passar do tempo.
Mas na obra de Gabriel Garcia Márquez, você lê que as superstições e medos da matriarca da família quanto a essas relações, não são o suficiente para impedir que elas aconteçam. Por sinal, é motivo de escândalo e discórdia na mítica ilha de Macondo, a união de dois irmãos na história. A entrega totalmente carnal do casal acaba por condenar ambos ao ostracismo e ao repúdio de sua família. 
Ao final do livro nos deparamos com outro caso de incesto, este também tão intenso e dramático quanto ao de seus antepassados. 


Como podem ver, livros com esse assunto não faltam. Os motivos que tornam esse tema atraente aos autores...acredito que nunca saberemos.
Essa relação proibida pela lei e pela moral, encontra abrigo na licença poética de escritores no mundo todo que gostam de ver o circo pegar fogo. Contudo, creio que, para abordar algo tão controverso como o incesto é talento para poucos, que o diga Sófocles, criador de Édipo, o homem que mata o pai para casar com a mãe. A influência da tragédia grega alcançou inclusive a psicanálise, inspirando Freud com o fenômeno psicológico conhecido como "Complexo de Édipo".

Você já leu algum livro com relações incestuosas? Qual foi e o que acha sobre isso?...conta pra gente!.











Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Gostei muito da sua matéria e se não fosse por ela eu jamais iria me interessar por Helena, tem um livro que foi publicado ano passado que também fala de incesto: Proibido. Estou louca para compra-lá e ler. Parabéns.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal...não conhecia esse livro...vou procurar..valeu a dica!...bjks

      Excluir
    2. Sou colecionador de tudo que envolva incesto quem interessar meu email e kleidson007kad@hotmail.com

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...