Resenha: Dois Mundos.

Dois Mundos  
             Aline D. A. Camargo

Páginas: 291
Edição: 2015
Sinopse: Quando Themis completa dezoito anos seu avô lhe conta sobre outro mundo ligado ao nosso por portais e sua delicada relação com nosso mundo. Themis descobre que é uma guardiã de portal e ganha um livro e um medalhão. Alguns anos depois o equilíbrio que liga os dois mundos é quebrado causando muita desordem e caos, estranhamente o medalhão e o livro de Themis são os únicos que ainda funcionam e ela é chamada no outro lado, em Haesd, para ajudar na missão de restaurar o equilíbrio natural. Em companhia de seu companheiro, Eros, e sua pequena guia, Sofia, é encarregada de uma missão quase impossível. Os perigos de atravessar Haesd estão dentro de cada um, nos sentimentos guardados e no que eles podem despertar, nos segredos, nas lembranças e nos medos. Junto com a missão de salvar o mundo cada um carrega sua própria missão. A relação entre os três se fortalece e se mostra cada vez mais única e cheia de mistérios, a ligação que os une é antiga e além da compreensão deles. A razão disso é um segredo que nem todos conhecerão e o final da missão trará a compreensão de Haesd para os três. Será difícil ver o mundo da mesma forma.



Com uma linguagem fácil e direta a autora apresenta a história de Themis, que aos 18 anos inicia sua aventura por um universo fantástico e cheio de segredos. Cabe a ela restaurar o equilíbrio entre o nosso mundo e Haesd, o mundo dos mortos. Mas ela não está sozinha nessa. A protagonista conta com a ajuda de Eros, seu namorado e Sophia, uma menininha de onze anos. 

A construção do mundo de Haesd me agradou bastante,  pois ele é amplo e fragmentado em diferentes domínios,  em cada um deles prevalece uma emoção humana. Isso cria dificuldades ao longo a jornada, pois sendo um deles possuidor de algum dos sentimento correspondente ao local por onde estão passando terão o mesmo aflorado. 


“Percebe que em cada fronteira algo acontece relativo a energia do local e que as pessoas se influenciam de formas diferentes?...Note que quando a energia já existe em alguma quantidade na pessoa, ela sentirá muito mais interferência.”


A narrativa em terceira pessoa dá ao autor a possibilidade de explicar muitos acontecimentos e explorar a personalidade dos personagens, no entanto a autora não aproveita desta ferramenta. Muitas questões ficam em aberto ao longo da história, a narrativa muito acelerada tira a complexidade dos acontecimentos e deixa de explorar detalhes que seriam enriquecedores. Os personagens, com exceção de Sophia,  não são bem trabalhados. Themis e Eros são cansativos e clichês. Já a pequena Sophia, devo dizer, é bastante cativante.

Devo ressaltar que as revelações dos segredos ao longo do curso da trama emocionam e surpreendem sendo este o grande ponto positivo da narrativa. A leitura é leve, rápida e com uma mensagem interessante e até certo ponto reflexiva. Recomendo ao publico jovem como uma boa leitura. 

O livro da autora em breve será lançado pela Infinito Editorial e tem um grupo no Facebook dedicado à ele.


Book trailer do livro: 







Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá, eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei super curiosa pela sua resenha, parece uma trama muito cativante e bem do jeitinho que eu gosto. Espero ter a oportunidade de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Não conhecia o livro, e apesar de ter alguns pontos que me agradam, não chamou muito a minha atenção. Achei bem legal esse território dividido em emoções, mas é uma pena a autora não ter trabalhado muito bem nisso e deixado algumas pontas soltas. Mas que bom que apesar disso, o final consegue surpreender.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Oiii eu não conhecia o livro, mas gostei muito da sua resenha. Infelizmente o livro não me atraiu muito, então vou deixar passar a dica :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...