5 Dicas Para Conservar Seus Livros.


Amantes de livros adoram uma estante grande linda e organizada! Mas nem sempre o que está tão belo é o que faz bem para conservação de suas preciosidades. Então siga as dicas e cuide bem de sua biblioteca particular.




Livros são pesados quando em grandes quantidades, por isso escolha com cuidado a sua estante dando atenção à espessura das prateleiras. Verifique também se as mesmas não são pintadas a base de óleo e evite estante que possuam portas.



Nada de livros empilhados! Sim eles ficam bonitos na decoração quando estão um sobre o outro, mas peso danifica o miolo e a lombada. Deixe seus livros folgados na estante, nada de espreme-los. Eles devem deslizar suavemente quando retirados do lugar, isso evitará danos possíveis de manuseio, além disso, livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.


Pelo menos uma vez por ano, retire todos os livros, limpe-os com um pano seco e a estante com um pano úmido. NUNCA, nunca mesmo,  passe produtos fortes como lustra-móveis, pois seus resíduos se infiltram no papel. Use uma escova, ou um pincel grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros.  


Não embale seus livros em sacos plásticos ou papel filme, isto impede a respiração adequada do papel. Sempre que possível, ou antes de colocá-lo de volta na prateleira, folheie rapidamente, isso irá arejá-lo, oxigenando o material e impedindo a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. Procure sempre deixar um espaço entre estantes e parede para evitar transmitir umidade aos seus queridos livrinhos. Mas alto lá! Sol diretamente danifica a capa.


Goste você ou não, sua mão contém substancias que danificam o papal. Claro que você não irá ler seu livro usando luvas, mas alguns cuidados são viáveis, como por exemplo retirar seus livros da estante puxando-os pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo o volume desejado pelo meio da lombada. Não abra os livros totalmente evitando que a lombada seja forçada e fique com marcas de manuseio e se rasgue ao longo do tempo.

Agora convenhamos, é um livro, e como todo livro ele serve para lhe trazer informações, para lhe envolver com história fantásticas, eles não são objetos de decoração. Por mais que fiquem lindos na estante, e que dicas como essa façam com que durem por longo tempo, o importante é que seus cuidados com seus livros não seja maior do que sua paixão por eles. E como quase tudo que é bom "é imoral, é ilegal ou engorda" o prazer de ler esparramado em algum lugar confortável, correr o rico de pingar um pouco de café em alguma página, até a satisfação de encontrar um trechinho que você marcou (sim que você tragicamente marcou com um lápis) ou o alívio de marcar a página com o primeiro objeto que vê na frente fazem parte do pacote das "delícias da leitura". 

Assim sendo, pegue a dica que lhe convém. Ninguém melhor que você saberá como cuidar de seus livros sem perder todos os mínimos prazeres que ele lhe proporciona. 







Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. gostei bastante das dicas, principalmente a de deixar o livro na vertical, pq eu nao sabia e os meus livros ficam assim!
    e a de colocar plastico, ate pq tem uns livros meus que ficam no plastico!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei bastante das suas dicas, mas eu não concordo com algumas coisas que você disse.
    Tipo, os livros em papel filme protegem os livros de cupins, principalmente para quem mantém eles guardados muito tempo e até hoje os meus estão como novos. E outra coisa também é que acho exagero limpar a estante uma vez por ano. Acho que ai sim vai juntar poeira e cupins. Eu tenho muitos livros e uma vez por semana eu tiro TUDO da estante para passar um pano e depois colocar eles de volta. Acho que tem sempre que tá cuidando. Porque se deixar ai sim estraga.

    Eu já vi muito isso na internet e comigo tem dado certo da maneira que estou fazendo
    Mas ai vai de cada um né? Agora quanto aos livros um em cima do outro pode ser que seja verdade...por conta do peso e tudo mais. Tenho livros que ficam assim na minha bancada, mas nunca tive problema com eles não. Até porque eu sempre to removendo eles de lugar e variando toda semana. Então não passo por esse problema.

    Bom gostei das dicas, mas essa é minha opinião e da maneira que faço. Só isso viu?
    Mas é legal você ter colocado para quem não entende muito de como fazer as coisas

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nos.html

    ResponderExcluir
  3. Existe alguns vícios que é difícil tirar do pessoal como guardar os livros em plásticos, a desculpa é que o livro vem em plásticos ¬¬, mas uma vez eu li no site de uma biblioteca que cuida de livros raros falando exatamente o que você falou, eu não ligo muito em conservar os livros como novos, eu gosto de lê-los não coleciona-los, Stephen King fala algo interessante sobre fãs que levam seus livros para serem autografados e falava para ele tomar cuidado com o livro (XD), e King fala São apenas livros. Mas é isso cada um com seus gostos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Obrigada pelas dicas! Eu sigo a maioria,mas é sempre bom relembrar. Eu achava que era certo colocar plástico nos livros. Mas os meus ficam na vertical e longe da parede!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi linda,
    Gostei das dicas.
    Eu já conhecia todas.
    Não sou muito adepta de papel filme para guardá-los, mas meus livros favoritos estão embalados juntamente para durarem por muitas décadas.
    Coloco muitos livros em cima um do outro, mas são do mesmo tamanho e peso...assim não há danos, pois a proporção de peso é igual e normalmente são livros que não serão retirados da estante tão cedo.

    Limpo meus livros toda a semana. Odeio poeira e quando vejo uma camada leve de pó já estou limpando-os até ficarem limpinhos e perfeitos.

    Beijos
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Minha estante é branca, então eu preciso limpar a cada 15 dias, o que faz com que eu tire pó deles todas as vezes. Não gosto de livros empilhado >< Eu prefiro todos de pé *--*

    Ótimas dicas :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em saber que cuido dos meus livros direitinho! Minha estante é antiga mas é madeira de verdade, rs. Daquela grossa e pesada até. Livros empilhados eu não gosto muito não, sorte minha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andreza, adorei as dicas! Acho muito importante ter um cuidado especial com os livros, os meus infelizmente estão todos empilhados já que a estante está ficando pequena. Mas logo logo vou ampliar ela e deixar eles em ordem!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Eu não tenho estantes de livro, coloco em gavetas, mas tô querendo comprar uma,gostei da dica de abri os livros, o post foi de grande ajuda, adorei.

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei as dicas e me identifiquei com a dica 2, não sou muito fã de livros empilhados, acho muito bonito mas sempre evito, as vezes para mudar um pouco eu até coloco, mas como toda semana eu dou uma arrumada eu sempre mudo rs' Nunca limpei livros com produtos químicos haha.. e imagino que ninguém tenha feito isso rs'
    As vezes quando estou em um lugar muito confortável e fico com preguiça de pegar os post it marco com fraquinho com lápis o trecho do livro rs' Adorei o post, parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Andreza, dicas bem importantes e já as sigo.
    Embora dê um trabalhão eu costumo limpar de três em três meses, pelo menos minha estante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Olá Andreza, adorei as dicas tem algumas que conhecia, porém tem outros que para são novidades e a partir de agora vou agregar na minha rotina.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas dicas, até mesmo onde estou morando (temporariamente) tem muito mofo e bichos e estava pensando nesses dias, fazer uma faxina, para nao estragarem meus livros!!!

    Beijos!!!

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...