Resenha - O Vilarejo (Raphael Montes)

O Vilarejo
               Raphael Montes

Editora: Suma de Letras
Edição: 1. ed. (2015
Páginas: 96

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Raphael Montes é um jovem escritor carioca, de apenas 25 anos, e que lança sua terceira obra, O Vilarejo. Revelação da literatura brasileira, demonstra neste novo livro que não é fogo de palha e tem bala na agulha para uma carreira longa. Seus trabalhos anteriores (Suicidas, 2012, e Dias Perfeitos, 2014) foram bastante elogiados pela crítica e conseguiram uma boa base de fãs. Montes escreve num bom ritmo. É o terceiro lançamento em apenas quatro anos. Há quem o compare ao mestre da literatura de horror, Stephen King, cujas obras também são lançadas no Brasil pela Suma de Letras (Objetiva).




A obra aqui analisada é bem curta. Tem menos de 100 páginas e uma estrutura um pouco diferente da convencional. São sete pequenas histórias que se entrelaçam. No prefácio, o autor jura que os textos são traduzidos do idioma cimério, de manuscritos supostamente encontrados em um sebo do Rio de Janeiro. Se o leitor acredita ou não, é outra história. Como recurso narrativo, é muito bom e convincente.

Ilustração de Marcelo Damm para o livro "O Vilarejo"
Apesar das eventuais comparações com Stephen King, o estilo de Montes é bem diferente do escritor americano. Seu texto é mais limpo e direto, sem delongas descritivas. Enquanto um é prolixo ao extremo, o outro é econômico nas palavras.

Quanto às histórias, elas se baseiam nos sete pecados capitais, com os capítulos nomeados conforme os demônios correspondentes: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), e assim sucessivamente. Uma grande sacada, sem dúvida. É um romance fix up, gênero que traz histórias interligadas.

Eu li o livro muito rapidamente. A história é instigante, inteligente e extremamente criativa. Mostra o pior do ser humano, sem medo de ser (in)feliz. As situações ocorrem no tal vilarejo, com personagens doentios que se entrecruzam entre as historietas. As ilustrações de Marcelo Damm tornam o material ainda melhor. Vale a pena adquirir a cópia física, pois é um belíssimo trabalho. Com esses ingredientes, Montes ganha mais força, pois o conjunto é forte e harmonioso. Por mais que digamos que não pode julgar um livro pela capa, é inevitável o embevecimento diante da bela ilustração principal de "O Vilarejo". 

Raphael Montes já demonstra não ser mais uma revelação. É uma realidade, e num gênero literário pouco trabalhado pelos autores nacionais, o que lhe dá uma incrível vantagem.







                                                                   


Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. já vi algumas opiniões bem positivas sobre o autor e livro, mas nunca tinha visto a comparação dele com King. Então, ele deve ser muito bom MESMO pra ser comparado com o 'Rei do Maine'... Bem, só lendo pra tirar essa dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, é bom mesmo! Pretendo ler suas outras obras, mas essa em particular eu recomendo muito :)

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Bom saber que a narrativa do Raphael é direta, pois não curto muito descrições demais.
    Gostei d forma que o livro é composto e quero ler.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não curte descrições longas, o livro é perfeito pra você. Direto ao ponto, sem enrolação :) bj

      Excluir
  3. Sensacional a resenha, Fabiano!
    Curta e direta como o próprio Vilarejo. Fala tudo sem expor nada!
    Stephen King que se prepare, pois Raphael Montes já tem meu voto!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar em alguns livros do autor mas ainda não os li. Esse parece ser interessante, essa relação dos pecados com os demônios.. Quem sabe um dia eu leia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    minha querida, eu li esse livro no celular (primeiro livro digital que leio ate o fim) e me caguei de medo com a ultima pagina, rsrsrs, os contos ficaram muito top e as imagens ajudaram pra dedeu! o que eu mais curti foi como esse livro foi parar na mau do nosso escritor!! e o o melhor conto ( na minha opinião) foi o ultimo ele eu amei
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi ^^
    já vi muita opinião positiva sobre esse livro, mas não consigo me sentir atraída pela leitura.
    eu gosto de contos e de coisas diretas em alguns momentos, mas pela comparação com S.K e como na maioria das vezes prefiro as "delongas descritivas" não acho que seria uma boa leitura. tbm coisas diretas demais me cansam, acho que prefiro uma enrolação na descrição na medida certa sabe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Comprei esse livro na bienal e já estou bem ansiosa para ler. Conheci o autor num evento que teve no início do ano e ele me conquistou pela forma que se coloca em relação as suas histórias. Já é um dos autores nacionais mais queridinhos pra mim rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiano, o livro mesmo sendo bem curtinho parece ser bem legal e como eu adoro historia de terro fiquei morrendo de vontade para lê-lo *--* pela ilustração que você trouxe o livro deve estar bem caprichado *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. OI Fabiano!
    Poxa, esse é um livro que eu quero MUITO ler e saber que a leitura é rápida e a história instigante, me deixa muito mais animada para ler! Vejo esse livro por ai e fico desejando loucamente!!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...