Especial Agatha Christie 125 anos: O misterioso Sr. Harley Quin


Emoldurada pelo vão da porta, estava uma figura de homem, altoe magro. Ao Sr. Satterthwaite, que observava a cena, pareceu, poralgum curioso efeito causado pelo vitral existente sobre a porta, estarele vestido com uma roupa de todas as cores do arco-íris. Depois,quando avançou, viu-se que se tratava de um homem, esbelto emoreno. 
O Misterioso Sr. Quin 


Amanhã, dia 15 de setembro o mundo Christie estará em festa, pois neste dia se comemora o 125º aniversário de nossa Dama, nossa Rainha do Crime. E para festejar em alto estilo, vamos falar de dois dos seus personagens favoritos! Um Brinde de Cianureto! Vida longa à Rainha!



Talvez um dos personagens mais interessantes que Agatha Christie criou para o seu universo da ficção, tendo ele, em seu simbolismo, várias referências que podemos fazer aqui.

Em primeiro lugar, era o personagem favorito de Agatha; um personagem sui generis, ou seja, tem características que lhe são peculiares e que inconcebíveis para quaisquer outros. É um homem que não tem uma idade definida, nem tampouco traços físicos, exceto ser esbelto e moreno; aparece e vai embora de repente, um protetor do amor e que instiga o Sr. Satterthwaite – o outro protagonista do livro que leva seu nome e também um dos favoritos dela – a ter uma atenção maior aos detalhes sobre a natureza humana que ele normalmente já percebe. O livro e o dialogo com o Sr. Satterthwaite são profundamente voltados a reflexões metafísicas das quais poderão ambos, chegar ao que interessa nos contos – a resolução de um crime, ou a prevenção deles – de forma genérica.  E é em sua Autobiografia – leitura obrigatória para seus fãs – que ela revela bastante sobre esses dois personagens.


O Sr. Quin era uma personagem que mal passava pela história – um catalisador, nada mais – mas sua presença afetava todos os seres humanos. Havia sempre um pequeno fato, qualquer frase aparentemente irrelevante, que apontava para ele, mostrando-o tal como era: um homem banhado por uma luz filtrada por um vitral, que lhe dava as cores e a aparência de um Arlequim; uma súbita aparição seguida de uma igualmente súbita desaparição. Sempre representava as mesmas coisas: protegia os que se amavam e estava ligado à morte. O Sr. Satterthwaite, aquele senhor baixinho que podemos considerar um emissário do Sr. Quin, também se tornou uma de minhas personagens favoritas. p. 780


Outro detalhe sobre o Sr. Quin é exatamente sobre o seu nome: Harley Quin – uma referência direta ao Arlequim. Na tradição, o Arlequim é apaixonado pela Colombina e para isso tem que enfrentar seu rival – o Pierrô. O que eu penso aqui – e gostaria de deixar claro que isso é uma suposição minha – é o seguinte: Agatha gostava do Harley Quin (Arlequim) e sabe-se que ela reclamava ocasionalmente do Poirot (Pierrô, numa associação de nomes), ou seja, os rivais na tradição e na cabeça dela. Não sei se isso era uma coisa que ela tivesse feito conscientemente. Sobre a predileção em relação ao Quin, ela também fala na sua Autobiografia:


Na realidade, meu rendimento parece ter sido muito bom nos anos de 1929 a 1932, pois, além de livros policiais completos, produzi duas coletâneas de contos.  Uma delas, com histórias do Sr. Quin, é das minhas prediletas. Escrevia uma história, de tempos em tempos, não com muita freqüência, com intervalos talvez de três a quatro meses, às vezes mais. (...) Era uma reminiscência para mim dos meus antigos poemas das séries o Arlequim e a Colombina. p.780


Capa da primeira edição de O Misterioso Sr. Quin

Além do livro que leva seu nome, o nosso personagem misterioso ainda aparece em mais algumas histórias, como Os Detetives do Amor (conto da coletânea Três Ratos Cegos e outras histórias), que já citamos aqui (link), onde ele se reencontra com Sr. Satterthwaite (este agora trabalhando com o Coronel Melrose) em um caso de reunião de almas apaixonadas. Também no conto O Jogo de Chá do Arlequim, no livro O Mistério da Arca Espanhola e outras histórias.


Os dois, Quin e Satterthwaite, são ainda, as duas únicas personagens de Agatha Christie que nunca foram adaptados para a TV ou cinema. Houve uma tentativa em 1928, mas não foi pra frente, por desaprovação da própria Agatha.


Este ser misterioso e enigmático vem trazer para os fãs de Agatha Christie outro lado das suas histórias, pois este livro ela escreveu ao seu tempo, dedicou-se a ele durante longos períodos. E apesar de aqui não ser uma resenha, dou nota máxima a esta série de contos!


Abraços literários!


Comentários
39 Comentários

39 comentários:

  1. Olá!!!

    Ainda não li nada da Agatha.
    Espero ler em breve!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel, sempre tive curiosidade em conhecer mais sobre Agatha, muitos autores usam ela como inspiração, pela sua personalidade. Vou tentar ler a autobiografia.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danielle!
      É verdade, Agatha é uma musa para muitos autores até hoje!
      Posso dar uma dica? Ao invés de começar pela Autobiografia, comece por um livro de contos, como Poirot Investiga, Os Treze Problemas, Tres Ratos Cegos e outras histórias, Um acidente e outras histórias...
      Abs literários

      Excluir
  3. Oláá
    Nunca li nada ada autora mas curiosidade não falta, espero poder ler em breve e poder tirar minhas próprias conclusões, a autora merece essa admiração toda que tem por ela.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      É verdade, merece mesmo!
      Abs literários

      Excluir
  4. Ahh! que legal. Apesar de não ser um gênero que eu leia, eu gosto muito das histórias da Agatha. Esse parece ser bem interessante como tudo o que ela escreve ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      O Sr. Quin era o favorito dela, vale muito a pena ler!
      Abs literários!!

      Excluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Aghata mas sou muito curiosa em conhecer suas obras
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara!
      Se um dia tiver a oportunidade, certamente não se arrependerá!
      Abs literários

      Excluir
  6. Olá
    eu ainda não li nada da autora, ma seu gostei desse titulo dela, espero uqe a capa seja mais bonita que a que foi citada aê em cima, rsrs, achei um pouco feia
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel!
      A capa que aparece aí em cima foi a da primeira edição nos anos 30! Existem muitas outras, de acordo com a editora!
      Leia sim, vc tb vai se apaixonar!

      Excluir
  7. Nunca li os livros dessa autora! Mas confesso que tem muitos livros dela que quero muito ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcio!
      Comece por um de contos... É sempre mais fácil do que um romance logo de cara!
      Três ratos cegos e outras histórias, Um acidente e outras histórias, Poirot sempre espera, Poirot Investiga, são algumas ideias!
      Abs literários!

      Excluir
  8. Oi, Raquel!

    Achei o post bem interessante e, convenhamos, uma bela homenagem!! Eu nunca li nada da autora, mas não foi por falta de vontade. Ando vendo muitos posts sobre a autora, seus personagens e suas obras que a vontade está crescendo muuuuito mais hahaha Adorei o tdo o que vc disse, especialmente sobre o Sr. Quin

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Obrigada!
      Transforme a vontade em realidade!!!
      Depois venha aqui e me conte!
      Abs literários!

      Excluir
  9. Raquel, recentemente eu li uma resenha em outro blog falando sobre um livro dessa autora e olha, uma postagem sobre ela, que maravilha! ♥ Eu ainda não li nenhum livro dela (vê se pode?), porém comentários positivos é o que não falta e depois desse seu post recheado de carinho com a Agatha, como não desejar conhecer a escrita dela?! Quero conhecer o Sr. Quin!!!
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan!
      Se vc pegar um livro de contos, pra começar, tenho certeza de que vai se apaixonar!
      Além deste do sr. Quin (que são 12 contos), ela ainda tem vários outros de contos tb.
      Três ratos cegos, Um acidentes, Poirot Investiga, são bons começos!
      Abs literários!

      Excluir
  10. Oi Raquel, eu nunca li nada da autora mas sou super curiosa em conhecer suas obras ainda mais que sou apaixonada pelo gênero policial. Esse livro parece incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ketrin!
      Agatha é leitura obrigatória para amantes da literatura policial!
      Abs literários!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Já li vários livros da Agatha Christie e adoro!
    Meus preferidos são os do detetive Poirot! Não conhecia esses dois personagem das histórias dela, mas fiquei bem curiosa com eles.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maiara!
      Poirot é maravilhoso mesmo, não é?
      Mas tenho certeza que vc vai se apaixonar pelo Sr. Quin!
      É um livro de 12 contos, então acaba rapidinho! vale a pena!

      Abs literários!

      Excluir
  12. Oi, flor.
    Ainda não li nada da rainha do crime e me senti uma boba… Vi vários posts sobre ela e não entendi a razão até ver aqui, na sua resenha, que 15 de setembro era o aniversário dela. Enfim, gostei da sua opinião sobre essa obra e anotei a dica. Tenho 3 livros que adquiri para conhecer a escrita da autora. Se deles gostar, vou recorrer a essa sua sugestão.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      Procure sinopses dos livros que vc tem para ver qual te atrai mais!
      Espero que vc goste!
      Abs literários!

      Excluir
  13. Olá, que post ótimo! Já li alguns livros da autora, mas todos com Poirot, ainda não conhecia esse outros personagem, gostei muito e fiquei com vontade de ler mais lidos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que vc já é uma fã! E tenho certeza de que se vc gosta, vai amar o Sr. Quin.
      Abs literários!

      Excluir
  14. Ah, eu vi muitas homenagens à autora por seus 125 anos.
    Acho que sou a única pessoa na face da terra que não curte Agatha Christie, até curto um enredo com mistério e investigativo, mas não me entendi com a narrativa da autora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Agatha é muito querida mesmo por quem a admira e, acredite, vc não é a única que não gosta dela. Talvez, se vc leu somente um livro, pode ser que tenha caído em um ruinzinho... Dá mais uma chance à ela. Leia um clássico como Assassinato no Expresso do Oriente, O caso dos dez negrinhos (tb conhecido como E Não Sobrou Nenhum) ou ainda o Assassinato de Roger Ackroyd.
      Quem sabe?
      Abs literários

      Excluir
  15. Parabem e linda homenagem.
    Nunca li nada da Agatha e morro de vontade, mas logo saio do zero
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel!
    Parabéns para a Agatha!
    Mesmo que ela escreva meu gênero favorito e suas histórias pareçam maravilhosas, a escrita da Agatha não me agrada rm nada, não sei por que, ela não me prende... Queria gostar dela... Mas, bela homenagem a sua!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena que vc não gostou! Mas, enfim, como se costuma dizer: O que seria do verde se todos gostassem do amarelo, não é mesmo?
      Tenta ler um dos clássicos ou um de contos, quem sabe?
      Abs literários!

      Excluir
  17. Raquel, não conheço muito sobre a Agatha, mas pelo pouco que sei já a admiro.
    Eu não conhecia esses personagens e gostei muito.
    Foi uma bela homenagem.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Agradeço o comentário!
      Leia um livro de contos!
      Abs literários

      Excluir
  18. oi ^^
    eu nunca li nada da autora, mas não me falta vontade pq vejo todo mundo tecendo vários elogios sobre ela. espero gostar.
    curti sua postagem, é bom a gente conhecer um pouco mais sobre os autores ou seus personagens.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Obrigada!
      Para começar, pegue um dos clássicos ou um livro de contos! Tenho certeza de que irá se apaixonar!
      Abs literários!

      Excluir
  19. Tenho vontade de ler mais livros da Agatha, mas ainda não tive oportunidade.
    Vou anotar a sua indicação desse livro, pois como ela tem vários, nunca sei qual é melhor rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Já que vc nunca leu, recomendo que comece pelos clássicos (Assassinato no Expresso do Oriente, Assassinato de Roger Ackroyd ou O caso dos dez negrinhos (agora chamado de E não sobrou nenhum) ou por livros de contos. Este do Quin foge um pouco da escrita geral dela e vc pode não gostar de cara!
      Abs literários!

      Excluir
  20. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nada da Agatha, mas tenho muita curiosidade, tenho uma amiga que adora os livros dela, e não tenho dúvifa que sejam muito bons.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Já que vc nunca leu, recomendo que comece pelos clássicos (Assassinato no Expresso do Oriente, Assassinato de Roger Ackroyd ou O caso dos dez negrinhos (agora chamado de E não sobrou nenhum) ou por livros de contos.
      Abs literários

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...