Resenha: As Brumas de Avalon - Livro 4

As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore

Marion Zimmer Bradley


Editora: Imago
Páginas: 239
Edição: 2008

Sinopse: Neste romance, a lenda do rei Arthur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras - o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama - é revelado, como se poderia esperar, pelas suas heroínas: pela rainha Guinevere, mulher de Arthur; por Igraine, mãe de Arthur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã Morgana das Fadas, como a Fada Morgana - como feiticeira, como bruxa - e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destituição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

As Lendas Arturianas são recontadas e remontadas até hoje em livros, séries e filmes. Com personagens fortes e uma história instigante, diversos autores têm contado sua versão sobre a vida e aventura do mítico Rei Bretão, sua poderosa espada Excalibur e os cavaleiros da Távola Redonda.

Na coleção de 4 livros “As Brumas de Avalon”, a autora Marion Zimmer Bradley faz uma abordagem inusitada da lenda, a história do Reino de Camelot é contada pelas mulheres que possuem um papel central e grande influência na vida de Arthur, Igraine, sua mãe, Viviane, tia e grande senhora de Avalon, Morgana, sua irmã feiticeira e Guinevere, a esposa falsa beata (não resisti).

Elenco do filme: As brumas de Avalon

O último livro da coleção carrega o subtítulo de “O Prisioneiro da Árvore”, que lá quase pro final do livro vocês entenderão quem este prisioneiro é. No mais, a obra começa com nossa amada Morgana usando da adversidade que Guinevere lhe impôs no livro 3, a favor de seus propósitos para a restruturação de Avalon, que a esta altura já foi demonizada pelo cristianismo agressivo que Arthur adota graças à influência de Guinevere, codinome “nojenta”Para cumprir sua missão, embora tardia, Morgana não poupa esforços, manipula, dissimula e até mata, nessa busca incansável por justiça, a ardilosa feiticeira comete alguns tropeços graves o que leva a consequências terríveis que afetarão a própria de forma direta.

Na última resenha falei de um personagem chave nessa história, como não posso falar dele sem entregar uma parte importante da narrativa, me aterei a dizer apenas que, por fim, esse personagem chega a Corte de Arthur, e por sinal é uma entrada triunfal, muito bem descrita pela autora, este novo elemento da obra de Marion chega para abalar com as estruturas e é a primeira grande real ameaça ao trono do Rei desde o livro 1. 

O curioso nesta coleção toda, é que para os leitores agnósticos (like me), e acredito que até alguns leitores religiosos também, tendem a se compadecer da forma como o cristianismo acaba por sufocar e mutilar as antigas tradições celtas pelas quais Avalon está tão acostumada. Ocorre que ao terminar o Livro 4 e ver tudo o que Morgana e cia tramam para restituir os tempos de ouro de Avalon, a impressão que dá é que na verdade, tanto Guinevere com seu fanatismo cristão como Morgana com a velha religião, são os dois lados de uma mesma moeda. Talvez o personagem mais tolerante com a diversidade de pensamento seja o Merlin Taliesin que consegue conciliar a ideia de que todos os deuses são apenas um, diferente das moças acima citadas que querem entubar suas crenças a todo custo...rsrs e Arthur fica no meio dessa briga de egos se ferrando quase sempre no final.

O fim desta obra é emocionante, ao mesmo tempo que vemos os estragos ocasionados pelas disputas religiosas, vemos também a redenção de alguns personagens, se preparem para muitas mortes, mudanças drásticas de comportamentos, amigos que viram inimigos para no fim de tudo o resultado ser “bandeira branca”.

São longos 16 capítulos, que como falei nas resenhas anteriores, esse é um dos problemas na escrita da Marion pra mim, livro com poucos capítulos, mas em compensação cada um com trezentas páginas, isso cansa demais a leitura.

Por fim, a obra traz elementos primordiais para um bom livro. Uma escrita inteligente, esclarecedora, você aprende um pouco de história de forma leve e carregada de fantasia, a autora não se perde na narrativa, do livro 1 ao 4 tudo é muito coeso, vale muito a pena insistir um pouco em partes que lhe parecerem monótonas, de quebra você tem uma aula de tolerância que não precisa abranger apenas a religião, mas muitos outros aspectos da realidade da sociedade civil, no fim, como no livro, você percebe que em vão você luta quando quer impôr sua verdade para todos, vale muito mais a pena observar no outro o que ele tem de você, e observar em você o que tem do outro.






Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Olá :) Resenha maravilhosa! *-* Gosto muito de histórias sobre a lenda do Rei Arthur. Ainda não tive oportunidade de ler essa série de livros, mas quero muito. :) Gostei bastante do enredo desse último livro, é instigante. Gostei muito de saber que o livro possui o ponto de vista dessas mulheres, sem dúvida, são personagens importantes na trama. :) Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gosto muito de histórias sobre Rei Arthur, mas confesso que ainda não li essa série :( Fujo de livros com capítulos enormes, e esse é um dos motivos para eu ficar enrolando... =[
    Mas espero tomar coragem e ler em breve, rs.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá; ótima resenha. Ainda não tive a oportunidade de conhecer a série, leio poucas resenhas sobre ela, mas a cada uma lida, aumenta o meu interesse em conhecer As brumas de Avalon.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivy!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esses livros, mas gosto muito do gênero e adoraria ter a oportunidade de lê-los. Espero gostar tanto quanto você gostou *-*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não li nenhum livro dessa série mas não tenho a menor vontade, mesmo vendo seus ótimos comentários.
    Acho que não é meu estilo de história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Otima resenha, sempre vi resenhas assim positivas e varias pessoas me indicaram a leitura, já quase comprei em uma promoção no sub, mas até hoje não li, não comprei, morro de curiosidade, mas tenho enorme desconfiança, algo me diz que não vou gostar. Então eu deixo quieto
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito essa coleção, falam que é muito boa e eu não sabia que as mulheres que narravam, coisa nova para mim! Mas adorei e quero saber o que levou para acontecer tudo isso no 4° livro!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre leio comentários muito positivos sobre As Brumas de Avalon, mas nunca me interessei realmente na leitura, acho que não faz muito meu gênero, mas ainda assim parece ser uma ótima dica e pretendo me arriscar na leitura um dia :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ivy, momento vergonha.
    Tenho os quatro livros, mas ainda não os li,
    Preciso começar logo porque é um assunto que gosto muito e parece ser fantástico.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não curto muito a temática desse livro, confesso que é mais o estilo do meu marido.. rsrsrs
    Mas achei interessante o fato de ser contato pelas mulheres, assim temos um ponto de vista completamente diferente

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu tentei ler essa série um dia, mas acabei desanimando no primeiro livro. Até hoje eu só li um livro com a saga do Rei Arthur e curti a temática. Minha ideia é ler mais sobre o assunto, incluindo essa série.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...