O E-book que Muda o Cenário da História de Acordo Com a Localização do Leitor.


As vantagens e desvantagens do e-book é sem dúvida alguma uma discussão para lá de batida. Um cabo de guerra muito bem equilibrado. Sempre haverá quem cite os benefícios de ter muitos livros sem ocupar espaço por preços ótimos, assim como terá quem defenda o glamour de uma estante recheada de livros. Logo esse post não tem a menor intenção de entrar nesta questão, nem pensar em o mesmo do mesmo. A notícia aqui é: "Inventaram um e-book que muda o cenário da história de acordo com a localização do leitor."

Para quem gosta de pé na estrada e livros na mochila irá adorar a novidade criada  pela FCB para o Smiles, programa de milhas da Gol, chamado de Trip Book, e o primeiro autor que terá o privilégio de ver sua obra neste formato é ninguém mais ninguém menos que Marcelo Rubens Paiva.

A trama do e-book conta as aventuras de Theo e Maria Manoela, casal paulista, na faixa dos 40 anos, numa tentativa de reviver a paixão, resolve fazer uma viagem para a mesma cidade onde passaram a primeira lua-de-mel. A partir daí começa a "mágica", pois o destino do casal muda de acordo com a localização do leitor, sendo inseridos na narrativa referencias das cidades onde o leitor está, como lojas, parques, ruas, museus, pontos turísticos, comida, restaurantes, costumes, língua e hotéis.


Você deve estar se perguntando com isso acontece. Pois bem, com um equipamento exclusivo com tecnologia e-paper, o ebook , por meio de geolocalização, identifica onde o leitor está  e  a história vai ganhando novos rumos. A tecnologia conta com banco de dados para os principais roteiros:  Nova York, Paris, Roma, Rio de Janeiro, Lisboa e Buenos Aires. 

A tecnologia Trip Book Smiles estará disponível para donwload gratuito por meio de um aplicativo para tablet. É evidente que com tantas possibilidades de dicas de locais a serem inclusos no roteiro de viagem do leitor é impossível deixar de lado toda a pretensão comercial embutida na iniciativa da Gol, mas de igual modo é inegável a delícia da interatividade na leitura. A ideia me lembrou uma coleção de livros que lia no início da adolescência em que o leitor podia tomar as decisões pelo protagonista em muitos pontos da história. Eram livros curtos com até 200 páginas em que a cada situação problema havia uma nota de rodapé que dizia por exemplo: " se (fulano) saltar do prédio siga para página tal, se ele fugir pelas escadas vá para página tal, se ele for pego vá para página ta." No final era possível reler o livro com infinitas possibilidades. Era uma delícia, os pegava na biblioteca da escola e não consigo me lembrar do nome da coleção. Caso você conheça agradeço se me deixar o nome nos comentários...rs. 

Retornando ao assunto principal, deixo aqui um vídeo propaganda da nova tecnologia para que você possa conhecer um pouco mais desta novidade e possa contar para gente o que achou.







Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. nossa é realmente muito interessante essa ideia do ebook, eu fico me perguntando como iria inserir isso na historia, vou tentar ler aqui para ver
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Adorei!
    Já estou querendo!
    E a coleção acho que é vira vira, mas estou confirmando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual que bacana!! Já procurei muito por ela, mas não lembrava o nome de forma alguma. :)

      Excluir
  3. Que show! Bem interessante a ideia de um ebook "interativo". Lembra aquela história que sempre vemos comentários sobre os autores escreverem ambientes estrangeiros em seus livros, este ebook acabaria com isso. Já li um livro ambientado em uma região que eu conhecia me senti dentro da história. Quero ler e testar.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, vc chamou a atenção para algo bem interessante. ;)
    Feliz de ver o arca aqui.

    ResponderExcluir
  5. Gente, que demais! Vou testar com toda certeza!
    Obviamente que prefiro livro físico, mas amo todas as possibilidade que um livro digital traz. Lembro de umas férias que tive que levar uma bolsa só para os meu livros, em ebook não tem esse problema. E agora essa experiência! Muito legal mesmo!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Andreza, achei muito bacana essa nova tecnologia de e-book, com toda certeza irei testar :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Que interessante e inovador. Mas vou ter que esperar alguns anos para minha cidade estar no acervo, haha.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa a tecnologia é incrível, acho que nessa caso eu vou preferir o Ebook rsrs!!
    Deve ser demais ler um livro assim, que de certa forma interage com o leitor, já quero experimentar!!
    Acho que nada mais me surpreende viu!

    ResponderExcluir
  9. Oi Andreza...
    Um tanto louco isso né...Adorei!
    Eu até leio alguns e-books, mas prefiro físicos, mas adoraria ter essa experiência.
    Parabéns pelo post.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia e já estou curiosa para experimentar. Gosto muito de ler e-books, mesmo preferindo os físicos, e essa novidade com certeza vai atrair muitas pessoas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Que vontade me deu de testar!! Que novidade sensacional. Aliás eu encontro boas novidades nesse querido blog.
    Eu prefiro muito os livros físicos (já perdi a conta das vezes que eu "briguei" por isso), mas depois dessa novidade até que me interesso pelos e-books
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu Deussss que DEMAIS !!!!
    Eu terminei de ver o video e fiquei assim surpresa com essa nova tecnologia sabe?
    Nossa, onde isso tudo vai parar né? Eles não tem mais o que inventar.
    Mas tipo, achei muito CRIATIVO a ideia que ele teve. Poww...eu que vou para Orlando...Imagina eu estou lá e a história vai se passar justamente na terra da DISNEY hahaahaha...Que da hora....Eu amei a novidade. PARABÉNS pela postagem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-caminho-das-aguas.html

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu sou super a favoor do ebook e continuo amando os físicos <3
    MEUDEUS que genial essa ideia *-* Gostei muito de saber sobre essa novidade porque mesmo não viajando acho maravilho poder mudar essa interatividade é demais.
    Adorei!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa ideia! Irei baixar esse aplicativo o mais rápido possível haha Essa foi uma ótima ideia de diferencial entre livros físicos e ebooks. Também interessei-me bastante por essa coleção que você lia, quero saber qual é.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Achei simplesmente lindo e fantástico! Imagina que coisa mais bacana. Sua experiência com o livro e as notas de rodapé também me chamaram a atenção!

    Abraços!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  16. Oie,tudo bom?
    Realmente antigamente tinham livros em que você escolhia quais seriam os próximos passos e eu achava isso o máximo. Amei a ideia dessa história online que recebe essa participação dos leitores. Vou dar uma olhada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...