Café com Clássico : Contos de Fadas...Para Maiores!

Então seu filho, afilhada, enteado ou sobrinha te pede para lhe contar uma história, você vai na pequena biblioteca que está montando pra ele (suponho...rs) e então tira de lá alguns livros.

Em poucas linhas você percebe que os livros que pegou continham em sua narrativa sexo, assassinato, estupro e todo tipo de violência, não...você não pegou o livro errado, você apenas se enganou e tomou em suas mãos um conto de fadas original.



Os irmãos Jacob Grimm e Wilhem Grimm são grandes conhecidos do meio literário, além de seus contos ficarem imortalizados em livros seriados e filmes, os próprios irmãos tiveram suas vidas narradas para televisão e cinema.

Nascidos na Alemanha, os irmãos Grimm estavam destinados a seguir a carreira do pai que era advogado, mas abandonaram a carreira para se dedicarem unicamente a literatura, e foi graças a sua grande capacidade com narrativas que o sucesso dos irmãos escritores se tornou real.

Os irmãos tinham grande interesse pela antiga cultura de história oral, pois como é sabido a todos, antes que a escrita viesse a dar o ar de sua graça, os povos transmitiam seus contos oralmente.

Apesar da escrita existir faz tempo, no séc. XIX os Grimms registravam seus contos, baseados em narrações bizarras ditadas por camponeses, que por sua vez recontavam essas histórias que lhe foram passadas oralmente por gerações, desde os tempos medievais.

Normalmente esses "contos de terror " eram usados para educar as crianças, ou assusta-las para que fossem mais obedientes, é válido nesse momento refletirmos no contexto em que essas histórias forma criadas,como disse, muitas surgiram na idade média,  as crianças daquela época eram bem diferente dos exemplares que temos hoje, e em alguns períodos da história, a criança não era vista pela sociedade como as vemos em nossos tempos, ela era considerada um jovem adulto, uma criança camponesa, por exemplo, trabalhava com seus pais, assim como muitas delas eram responsáveis por cuidar da casa e de seus irmãos menores, ela era privada de qualquer garantia de direitos ou leis que as protegessem.

Quando os Grimms resolveram compilar esses contos, sua intenção era preservar a memória e as tradições populares da Alemanha, eu particularmente achei a causa mega nobre, e linda demais.

Diversas histórias trágicas acabaram ganhando finais felizes e foram amenizadas para atender ao público infantil dos novos tempos, é claro que a Disney tem a sua grande parcela de colaboração nisso, na verdade, a Disney vem cumprindo com maestria o papel de suavizar os antigos contos, isso desde 1937 com o primeiro clássico animado " Branca de Neve e os 7 Anões ".

Mas para todos aqueles que conhecem bem os clássicos Disney e também já leram desde a infância os contos de fadas, com uma pesquisa rápida é possível ter acesso as antigas versões,você teria coragem de ler?...se sua resposta for sim, Boa Sorte  ...rsrs.

Destruindo a sua infância em 3...2...1.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...