Café Com Clássico: 3 Motivos Pelos Quais Você Precisa Ler Clássicos.

Inúmeras razões podem ser citadas sobre os benefícios de ler clássicos, e muito já se falou sobre isso. Porém, existe tanta resistência a eles, principalmente pelo público mais jovem, que não custa nada lembrar. Por isso separei três motivos que fazem os clássicos valerem a pena.














1. A identificação:

Clássicos são atemporais, ou seja, sua trama atravessa o tempo, isso porque o foco da narrativa são as relações e sentimentos humanos. Dor, ódio, amor, traição, arrependimento e tantos outros são os mesmos não importa em que século. Sendo assim, é impossível que não nos identifiquemos com suas histórias. Se você conseguir ignorar os termos já em desuso da língua, que fatalmente encontrará na escrita da obra, irá facilmente se ver envolvido pela narrativa. Como dito aqui mesmo nesta coluna, talvez você ainda não tenha encontrado o clássico certo. Pois bem. Se ainda não se convenceu que tal uma listinha de filmes contemporâneos que você provavelmente já ouviu falar, ou já viu e nem imaginava que eram releituras de clássicos?

1. 10 coisas que eu odeio em você - inspirado em A megera domada, de Shakespeare;
2. Ela é o cara – baseado em Noite de Reis, de Shakespeare;
3. A mentira – baseado em A letra escarlate, de Nathaniel Hawthorne;
4. Rei Leão – baseado em Hamlet, de Shakespeare;
5. Segundas intenções – baseado em Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos.



2. Um novo arsenal de palavras:

Como anda seu vocabulário? Não importa qual a seja sua resposta, saiba que ele irá melhorar com a leitura dos clássicos. Este gênero literário traz uma escrita mais formal e rebuscada, que pode até se tornar um fator de afastamento, no entanto, se você insistir só um pouquinho, será recompensado. Logo se acostumará com o linguajar usado e o melhor, aprenderá muito. É absolutamente impossível fazer uma leitura do gênero sem ao final ter aprendido uma série de novas palavras. Aprender novo vocabulário, segundo cientistas, pode fazer muito bem a sua vida. Pesquisadores alemães e espanhóis chegaram a essa conclusão depois de uma pesquisa com 36 adultos, que precisavam ler um texto recheado de palavrinhas possivelmente desconhecidas por eles. A cada vez que o cérebro aprendia uma nova palavra a área do cérebro responsáveis pelo sistema de recompensa se ativava intensamente. Se ainda assim este argumento não lhe convenceu, lembre-se dos meio milhões de redações zeradas no Enem de 2014, ter um bom arcarcabouço de palavras e conhecimento de vários tipos de narrativas sempre é importante. 

3. Perceber importantes mudanças históricas:

Ao ler um livro que retrate hábitos e costumes de outra época pode ser uma importante ferramenta para a construção de conhecimento histórico, principalmente no que diz respeito à conquista de direitos de diferentes classes sociais e gênero. Mesmo tendo o foco nas relações humanas, que os tornam atemporal,  seus personagens fazem parte de um contexto histórico diferente do nosso.  Por essa razão permite a reflexão e comparações sobre os diferentes contextos. 


Sendo assim, sugiro a você se aventurar pelas linhas de um clássico,  pode parecer difícil nas primeiras páginas,  mas esteja certo de que a persistência valerá a pena. 
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Boa tarde. Li os clássicos no começo da minha juventude e ao longo da minha vida adulta continue lendo e ainda muitosss para ler. Tem sempre os queridinhos que gostamos de reler ou fragmentos que nos são retalhos de nosso eterno aprendizado. Enredos, cenários, heróis, damas e malvados... que tornam nossa leitura única,enriquecedora e prazerosa. Parabéns pelo artigo e blog. Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isa! Os clássicos são completamente envolventes, e acabam fascinando com sua atmosfera.
      Adoramos seu comentário. Venha mais vezes tomar um café conosco.

      Excluir
  2. Concordo com vc em numero e grau, acho a leitura de classicos muito importante e sempre que posso leio algum por aí
    Parabéns pela postagem. Seu blog é lindo
    Bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que texto simples e Fabuloso... digo mais, necessário. Vejo tanta repulsa aos clássicos ou alguns comentário soam no mínimo como toscos. Sou apaixonada pelos clássicos e pelos contemporâneos, existem alguns que não curto e outros que já li tantas vezes e nunca cansei...

    ResponderExcluir
  4. Que bacana , acho que os classicos devem ser mais incentivados mesmo , principalmente aos jovens que só os veem na escola e por obrigação

    ResponderExcluir
  5. Olá! Post incrível =) Assim como a Lilian comentou ali em cima, muita gente diz que não gosta de clássicos, sem nem ao mesmo tentar realizar a leitura. Ou então classifica clássico como um gênero, como se não existissem dramas, distopias, romances etc. Pessoal que curte 'Jogos Vorazes' e diz que não gosta de clássicos, por exemplo, nem tenta dar uma chance para 'Laranja Mecânica', '1984', entre outros, né? Fico perplexa quando isso acontece haha Os 3 motivos que você listou são extremamente válidos. Quando li sobre a linguagem rebuscada, lembrei de diversos clássicos que li que me surpreenderam pela linguagem acessível. A maioria é de fácil compreensão, é só dar uma chance, como você disse. No meu blog fiz um post a respeito disso esses tempos, baseado no livro 'Por que ler os clássicos', do Italo Calvino. Excelente. Também estou com um projeto de ler 12 clássicos este ano. Até agora, só livros maravilhosos. Beijos!!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii um texto sem dúvidas incrível e instrutor.
    Confesso que eu sou uma das pessoas que não tem o costume de ler clássicos mesmo sabendo o quanto isso é errado. Fiz uma promessa a mim mesma de mudar isso, espero de verdade mudar isso.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Texto incrível! Adoro ler, e entre minhas leitura sempre tem um clássico, eles são incríveis. Apesar de muitos terem preconceitos, muitas histórias contemporâneas são baseadas ou inspiradas nos clássicos.

    Um beijão!
    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Li confesso que me acomodei e faz tempo que não leio um clássico, preciso rever e ler algo. Adorei a postagem destacando pontos importantes das vantagens de se ler um clássico. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    Eu adorei o post e a ideia, com certeza temos de ler os clássicos e tentarei em breve pois estou mais que atrasada.
    Nossa, não sabia que alguns filmes eram releituras.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Gentem! Já vi todos os filmes e só o A megera domada que eu me toquei kkkkkk Eu tenho que ler mais clássicos, só me falta vergonha na cara mesmo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Gentem! Já vi todos os filmes e só o A megera domada que eu me toquei kkkkkk Eu tenho que ler mais clássicos, só me falta vergonha na cara mesmo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Gentem! Já vi todos os filmes e só o A megera domada que eu me toquei kkkkkk Eu tenho que ler mais clássicos, só me falta vergonha na cara mesmo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, Andreza!
    Eu tento ler clássicos, juro que tento. Mas não consigo, com exceção para Charles Dickens e Jules Verne. Não gosto da escrita do Shakespeare, devo ser a única no mundo, mas tudo bem.
    Ótimo post!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...