Milk Shake: Você Já Leu Algum Sick-Lit?

Nos últimos anos com o crescimento do mercado literário, muitos jovens tem se rendido a leitura. Livros que abordam temas sobrenaturais, distopias e romances, sempre foram os mais lembrados quando nos referíamos a livros para o público mais jovem. No entanto, nos últimos dois anos, temos visto um outro tipo de gênero atraindo esses leitores.








Os chamados Sick-lit, livros que abordam temas mais sérios como: depressão, doenças e tragédias, são os novos queridinhos da vez, e eu como consumidora deste gênero resolvi trazer hoje para vocês algumas indicações de Sick-lit para que vocês assim como eu se rendam a essa leitura mais dramática.


1- Willow, por Julia Hoban.
Publicado no Brasil pela editora Leya, este livro nos apresenta a história de Willow, uma jovem que após perder os pais em um acidente de carro, no qual ela estava dirigindo, se culpa pela morte deles e acaba se auto mutilando para conseguir amenizar a culpa que carrega. Com uma trama mais pesada, Willow, nos mostra a triste realidade de quem pratica este ato de castigo com o próprio corpo, e como a culpa pode arruinar a vida de uma pessoa.











2- A mais pura verdade, por Dan Gemenhart.
Publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, A mais pura verdade, é uma história muito bonita e delicada, que nos apresenta Mark, um garoto doente que após anos de tratamentos médicos e várias internações, decide fugir de casa para realizar o sonho de escalar uma montanha. Com uma linguagem mais leve, a história de Mark é emocionante, e o autor soube tratar do tema com muita sensibilidade.




3- Coisas para fazer antes dos 30, por Lisa Lynch.
Publicado no Brasil pela editora Panda Books. Diferente das outras duas indicações, este livro é baseado em uma história real, e nos conta a jornada de Lisa, uma mulher realizada e feliz, que descobre que tem câncer de mama. O livro é muito bonito e tocante, é impossível ler ele e não se apegar a protagonista. Ela nos mostra tudo o que passou e o quão difícil foi a sua jornada.









4- Minha metade silenciosa, por Andrew Smith.Publicado no Brasil pela editora Gutenberg, o livro nos conta a história dos irmãos McClellan, mais especificamente a história de Stark McClellan, um jovem que nasceu sem uma das orelhas. O trabalho que o autor fez neste livro é incrível, ele soube tratar do assunto de uma maneira totalmente nova e fez com que os leitores sentissem exatamente tudo o que Stark sentia. As falas dos personagens possuem espaçamentos maiores para enfatizar a maneira como o Stark ouvia, com um vácuo entre as palavras. Enfim é um livro excelente e foi uma das minhas melhores leituras de 2014.








Eu podeira fazer uma lista gigantesca com vários livros neste tema, mas acredito que estes 4 livros representam muito bem o Sick-lit. Vocês já leram algum deles? Gostam de livros mais dramáticos? Conta aí pra gente!






Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. eu já li e apesar de não ser meu gênero preferido, todos foram boas leituras ^^
    não li nenhum dos livros citados na postagem, mas quem sabe eu dê uma conferida!!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu goste do poste, desses ai eu só li A Mais pura verdade, mais quero ler Willow, acho esse gênero interessante.
    Já li outros desse gênero.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nao sou muito fa desse genero nao, pra mim eh mt chato kkkkk mas alguns que eu li foram bons..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    De Sick Lit eu já li ACEDE, A mais pura verdade e Extraordinário. De todos esses Extraordinário foi o mais lindo de todos.
    Gosto quando um genero se destaca, mas tenho receio de alguns autores seguirem sempre a mesma formula :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Confesso que em certos dias fujo desse gênero....só de ler a sinopse vou as lågrimas. Mas em outros dias quero como leitora voraz ler esse gênero. Parabéns pela escrita, informaçāo e dedicação. Isa

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...