As Brumas de Avalon - Livro 3


As Brumas de Avalon
O Gamo - Rei
Marion Zimmer Bradley




Editora: Imago
Páginas: 211
Edição: 2008

Sinopse: As Brumas de Avalon: O Gamo-Rei - A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.



Subtitulado como " O Gamo-Rei ", o terceiro livro da coleção " As Brumas de Avalon " traz para os leitores que acompanharam fielmente os dois primeiros títulos, grandes revelações.


Neste livro, Marion nos apresenta a um personagem de grande importância, seu nome é Gwydion e ele carrega o cabuloso segredo que assombra a vida de Morgana desde a sua fuga de Avalon no segundo livro.
E por falar em fuga, é interessante ver como Morgana se porta distante de Avalon e na corte de Arthur, até o livro anterior ela parece estar totalmente inserida entre as damas da nojenta  Guinevere, A Grande Rainha, algo que não agrada nem um pouco a Senhora da Magia, Viviane, que já idosa, parte em uma viagem para Camelot na companhia de Merlin e reaparece na história afim de exigir de Arthur o cumprimento da promessa que fez ao receber a poderosa espada Excalibur, que era defender o povo antigo, mas como bem sabemos isso foi facilmente esquecido pelo Rei com a ajuda de sua esposa beata.
Ilustração de Morgana
Com a chegada de Viviane, acontecimentos terríveis sobreveem  à Corte de Arthur. Algumas memoráveis perdas de importantes personagens, mas que dentro do contexto criado por Marion, se encaixa com perfeição ao enredo e ocasiona uma série de acontecimentos que justificam com maestria os fins do terceiro e penúltimo livro, podemos incluir entre estes acontecimentos a revelação de um grande segredo entre os irmãos Arthur e Morgana. A maldade de Morgana em arquitetar e usar seus conhecimentos místicos em um plano para separar de vez Guinevere e Lancelote, a fria vingança de Guinevere contra sua principal e silenciosa rival e cunhada, dentre outros fatos que vão tornando o livro emocionante e sem qualquer sombra de previsibilidade, o que é ótimo para os amantes de livros sem finais óbvios.
Como disse nas resenhas anteriores, a única coisa que me incomoda profundamente na coleção são os capítulos extensos, isso dá um tom cansativo à leitura, um único capítulo com dezoito páginas para mim é demais, mas esse é um daqueles livros que vale muito a pena, então podemos transpor essa questão sem problemas, já que a extensão de páginas são compensados pela curta quantidade de capítulos, em " O Gamo-Rei " são treze no total.
Por fim, digo que a inserção rápida de alguns personagens na trama como o irmão de Guinevere, em minha opinião, pareceu desnecessária, o personagem ganhou destaque em alguns momentos no livro para no fim não fazer a mínima diferença no enredo. Contudo, conhecemos também Acolon, um sacerdote da deusa que entra na história e faz toda a diferença nela, ele não somente é a ponte para a reconciliação de Morgana com seu passado e seu futuro como a Grande Sacerdotiza de Avalon, como ele passa a ser também um sopro de vida na complicada jornada amorosa da feiticeira. A vingança de Guinevere a coloca em um lugar inesperado e incomum tanto para ela quanto para os leitores que não esperam essa virada na vida da irmã de Arthur, a presença de Acolon passa a ser o conforto que Morgana precisava.
As Brumas de Avalon ( Filme ), Ano 2001
O Livro se encerra com a possível iminência da queda de Arthur, mas desta vez não se tratará de Saxões, para restaurar a paz e a permanência dos antigos costumes de Avalon, Morgana que antes foi usada por Viviane para cumprir os propósitos da deusa, passa a ser a grande mentora desta restauração, a ameaça a instabilidade de Camelot virá de onde o Rei jamais poderia imaginar, e não estou falando de Morgana...rsrs...quer saber quem será a carta coringa da possível queda de Arthur?, bom...para descobrir só lendo o terceiro livro.





Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Ivy, já li essa série a muito tempo atrás e mesmo lendo tudo o que você tem a dizer sobre atrama não consigo me recordar de quase nada, isso me instiga ainda mais a reler pois me lembro que gostei bastante quando li a primeira vez. Obrigada por me fazer lembrar, mesmo que pouco, de algo que me lembro de ter adorado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivy, essa serie parece ser muito boa, sempre penso em compra-la nas promoções do submarino, adoro livro que trazem historia do rei Arthur e o que sucedeu, espero poder lê-la em breve *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...