Harry Potter nas Aulas de Física.



Uma postagem da curitibana Andréa Afonso, em um dos muitos grupos sobre Harry Potter no Facebook, tem feito sucesso na rede. A aluna de licenciatura em Física na UFPR, divulgou uma das questões elaboradas para avaliação da turma de 1°ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. 
Andréa atuava como estagiaria na turma em questão, quando em razão da ausência do professor titular que precisou se afastar por licença médica, assumiu a turma dando continuidade ao conteúdo, ensinado Movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Andréa afirmou que:



"Dei a primeira aula seguindo o livro e foi terrível. Ninguém prestou atenção, dai no final da aula eu deixei eles escolherem um tema livre pra trabalhar física. Eles escolheram desenho. Escolhi trechos de desenhos que davam para usar como exemplo da matéria que a gente tava estudando. Dava a teoria e depois mostrava os videos e a gente resolvia. Quase toda a turma participou. Na segunda o tema foi Harry Potter e toda turma respondeu bem. "



Infelizmente, a futura professora dos cabelos azuis que tanto agrada os alunos, não pode aplicar sua prova, devido ao término de seu estágio após o retorno do professor titular. Mas a repercussão do post de Andréa como sendo algo espetacular, denuncia um antigo problema do ensino em nosso país, o tradicionalismo em sala de aula. Claro que este não é um problema com causas variadas, e não pode ser tratado de forma reducionista, apontando um único fator como o responsável. Porém, é inspirador quando vemos um professor romper com o tradicionalismo imposto pelo sistema. Como dito por Andréa:








"O que eu fiz foi pegar questões tradicionais, incluindo de vestibulares e mudar o enunciado. Eu não "tô" inventando a roda, só pintando ela de azul pra ficar mais bonita."


De fato Andréa, a roda ficou bem mais bela. E seus alunos sentirão falta de suas aulas, que certamente ficaram guardadas na memória. Parabéns pelo seu empenho em motivar os alunos na busca pelo conhecimento e não apenas administrar conteúdos.

A futura professora de física trabalha atualmente na área automobilística e pretende seguir carreira na área de educação. Abaixo a prova elaborada por Andréa, gentilmente cedida por ela.










Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Ai gente! Para tudo, que mina é essa? ♥♥ Eu tinha visto o print dela falando sobre a aluna lendo Harry nas aulas, mas não estava sabendo de todo o resto! Acho incrível quando os professores pensam em maneiras mais 'abertas' de tratar os assuntos que correspondem a cada matéria que deverá ser abordada. Achei bem legal como ela deu a liberdade dos alunos para que fosse decidido como alguns temas seriam tratados nas aulas... E céus, que prova maravilhosa é essa?! Uma pena que ela não tenha conseguido aplicar :(

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona adorei a ideia da professora, eu confesso que não sou fã da matéria, mas me interessei devido ao HP, um incentivo aos alunos. Pena que ela não conseguiu aplicar a prova, parabéns pela iniciativa e ótima ideia da professora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. RSRSR Adorei, a professora fará sucesso com os alunos ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Gente, que demais! haha' torcendo para o meu professor de física ver isso e fazer conosco ♥ não gosto nem um pouco de física, mas acho que a aula ficaria mais interessante com HP :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto o post que a professora tinha feito, e achei muito bacana. Eu estou no Ensino Medio e garanto que as aulas estão monotomas e por muitas vezes ficam chatas, acho que algo poderia ser feito para despertar o interesse do aluno.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu achei super válido, pq assim prende os alunos de uma forma diferente ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi Andreza eu como Pedagoga formada apoio totalmente a ideia dessa professora, hoje em dia é essencial chamarmos atenção de nossos alunos com assuntos que lhe interessem e que dizem respeito ao seu cortidiano, parabéns por divulgar atitudes como essa!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andreza. Tudo bem?

    Nossa, que legal! Eu adoro quando vejo notícias assim. É uma forma de chamar a atenção dos alunos. Eu me apaixonei pelos livros por causa de uma professora de lingua portuguesa lá na oitava série (muito tempo atrás) e acho tão bacana quando isso acontece. Muito legal mesmo e parabéns pela divulgação.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não tinha visto isso, que máximo! Isso que é uma professora dedicada! Pena que ela nem teve chance de aplicar a prova, os alunos com certeza olhariam pras questões com outros olhos. Virei fã, ela ainda colocou um aviso de contém spoiler! rs... Muito, muito legal mesmo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Cara, que máximo!! Não sabia dessa história. Achei sensacional. No meu caso, a alusão ao universo de HP ia me deixar muito feliz, mas, ainda ia continuar sem saber responder uma só questão. Esqueci de tudo de fisica no ano seguinte que si do colégio e fui pra faculdade huahuahauhuhua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Andreza, sua linda, tudo bem?
    Simplesmente ela arrasou!!!!!!! Não falo isso só por ser mega fã do Harry Potter, risos... Isso que é professora, é disso que estamos precisando. A vocação, o amor pela profissão. Viu como é muito simples ganhar um aluno? Nossa, a solução é tão simples assim? Porque não estão fazendo isso então? Fiquei triste com a minha própria pergunta. Adorei sua postagem e gostaria de dar os meus parabéns a Andréa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo!
    Adoro essa história muito legal seu post!
    canal:https://www.youtube.com/channel/UCB2EWS6UiPPpPa3TJKfhp_g
    fan page:https://www.facebook.com/bloghairmakeup
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Olá, muito interessante este post e meus parabéns para esta professora. Acho incríveis professores que querem realmente ensinar para o aluno aprender realmente, não apenas fazer o aluno decorar algo, porque é obrigatório ou porque vai servi para tal prova. A ação dessa professora foi maravilhosa e seria perfeito se todos os professores fizessem isso.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  14. uashaus, muito legal, eu totalmente iria querer fazer essa prova, e olhe q n sou muito ligada em física,rsrs, muito legal essa professora ter uma bordagem diferente para manter a atenção dos alunos!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Física do 1° ano não me agradou muito, estou amando a do segundo, bom eu queria que meu professor passasse questões assim, se passasse eu teria amado a física. Salvei as questões pra tentar responder, pois gostei muitooo. Eu quero ter uma prossera assim hahahah.

    Mayla

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...