Primavera Literária Brasileira na Sorbonne - Por: Andrea Nunes‏








Lancei meu romance policial A Corte Infiltrada em meados de 2014. Assim, meu tour nas feiras literárias pelo Brasil se deu no segundo semestre daquele ano, em plena ressaca moral do trauma que sofremos em tomar a histórica goleada de sete a um da Alemanha dentro de casa, dando adeus à  Copa do Mundo que achávamos ter sido feita para nós. Acho que foi o jogo da seleção mais sofrido da minha vida. Ainda bem que havia a literatura para ajudar a dissipar essas dores, e foi imbuída desse espírito que viajei o Brasil com meu livro novo na mala e muita história pra contar das histórias que eu contava.


Num desses eventos literários, o Fórum das Letras de Ouro Preto, conheci o professor doutor Leonardo Tonus, que , após assistir minha apresentação nesse evento, me convidou para ser palestrante na Primavera Literária Brasileira, evento organizado por ele na Universidade da Sorbonne, em Paris.
Já posso dizer que me apaixonei pela ideia a partir do nome: primavera literária brasileira!
Que coisa mais linda!

As pessoas diziam que esse meu livro trazia algo de muito novo no cenário da literatura nacional. Comecei a acreditar que isso poderia ser verdade quando recebi esse convite tão honroso.
Documento ampliado para facilitar a leitura.
Suspeitei que fazia parte de uma conspiração silenciosa de muitas ramificações, encarregada de fazer desabrochar uma literatura nacional debutante, bela e poderosa, nas conservadoras terras do Velho Mundo.
Com o advento de  feiras literárias internacionais como a de Frankfurt, da Suíça e outras tantas, assim como o próprio Salão do Livro de Paris, todos trazendo o Brasil como convidado de honra, o mundo sinaliza que descobriu a nossa produção literária, e se interessa  cada vez mais por ela.

Agora, temos de fazer a nossa parte, e mostrar que somos capazes de fazer livros tão bons ou melhores do que todos esses outros livros estrangeiros que ocupam lugar de destaque nas nossas livrarias e nas livrarias do mundo todo.

Na véspera de minha palestra na Sorbonne, a suprema ironia do destino: a seleção brasileira entrava em campo em Paris para um amistoso com a França. No meio de toda a animação em que eu estava, bateu aquele frio na barriga. Não consegui ver o jogo. Eu lembrava o tempo todo das cabeçadas de Zidane que tiraram nosso título na Copa de 98. Eu lembrava da sensação de vazio após os massacrantes sete gols da Alemanha, há tão poucos meses. Tanto dia no calendário para o Brasil vir jogar ali, tinha de ser na véspera de minha palestra na Sorbonne?
Tinha.

Porque o Brasil fez bonito, três a um de virada pra cima da França, em pleno gramado parisiense do Estádio de Saint Dennis. Sabe o que é ver seu país ganhar um jogo difícil contra uma grande seleção dentro da casa dela, depois de estar totalmente desacreditada por conta da derrota acachapante na Copa do Mundo? Sabe o que é também estar representando seu país nesse mesmo local, em circunstâncias ainda adversas, sendo que no ramo da literatura? A pátria de chuteiras se transmudou, de um dia para o outro, na pátria de canetas. 

No dia seguinte, entrei em campo – digo, no auditório- com o peito estufado de orgulho, com a certeza de que podemos ser gigantes aos olhos do mundo se acreditarmos no que fazemos. Porque temos arte, habilidade e capacidade de nos reinventar. As moderadoras de minha palestra eram duas estudantes brasileiras da Sorbonne que tinham ido ao estádio assistir o jogo no dia anterior  e estavam engolindo as orelhas de felicidade.

A conversa foi muito boa. O nível das perguntas dos alunos da Sorbonne é excelente. E na plateia, a intervenção de outros grandes escritores como Sérgio Rodrigues , que ganhou o prêmio Portugal Telecom de Literatura de 2014 com a obra “o Drible” (olha o futebol aí de novo!), o escritor e jornalista Edney Silvestre , do programa Globonews Literatura, além da editora Simone Paulino, entre outros, abrilhantou ainda mais o debate. Falamos sobre essa moderna mistura de ficção com realidade que usei no livro. Falamos sobre o meu trabalho como Promotora de Justiça de combate à corrupção e como isso refletiu no retrato que o livro desenha sobre o crime organizado no Brasil. Falamos sobre minhas inspirações literárias, e a pergunta que mais me emocionou: o que significa ser escritora, mulher, nordestina, e estar ali ocupando aquela tribuna na Sorbonne. A palavra que me veio à mente foi simplesmente vitória. Vitória da informação contra o preconceito. Da originalidade contra a mesmice. E sobretudo, vitória do talento . Contra quem? Contra ninguém. Quando o talento vence, todos vencem juntos.

Gol de placa do Brasil.

Vitória de todos os brasileiros que fizeram , naqueles dias na Sorbonne,  brotar tantas ideias, possibilidades e novos caminhos no fazer literário . Sempre me disseram que a primavera em Paris é linda. Mas ajudar a fazer essa primavera acontecer é absolutamente inesquecível. 



Escrito por: Andrea Nunes.
Autora Nacional com diversos títulos lançados. Seus últimos livros foram: O Código Numerati  e A corte Infiltrada. 
Comentários
34 Comentários

34 comentários:

  1. Que notícia maravilhosa
    Por essas e outras que digo que precisamos sempre incentivar os nossos nacionais!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rízia, por falta de hábito com a blogosfera, acabei te respondendo em um campo autônomo, espero que você tenha visto, mas de todo modo, agradeço novamente o carinho, dessa vez no canal correto! rsrs. E queria aproveitar para te avisar que o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/

      Excluir
  2. Olá!
    Que ótima notícia! Parabéns pelo seu livro e que venham muitos outros congressos. É bom ler isso, pois muitas pessoas desvalorizam a literatura brasileira quando, na verdade, ela é muito rica e tem tanto potencial como qualquer uma literatura.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, por falta de hábito com a blogosfera, acabei te respondendo em um campo autônomo, espero que você tenha visto, mas de todo modo, agradeço novamente o carinho, dessa vez no canal correto! rsrs. E queria aproveitar para te avisar que o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/

      Excluir
  3. Olá!!

    Eu não li sua obra ainda, mas tenho curiosidade em ler pois é super elogiado e eu tenho curiosidade.
    Fiquei feliz e orgulhosa em saber dessa sua "aventura"; Parabéns!

    Te desejo todo sucesso do mundo e espero muito, um dia, conseguir ler sua obra!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, por falta de hábito com a blogosfera, acabei te respondendo em um campo autônomo, espero que você tenha visto, mas de todo modo, agradeço novamente o carinho, dessa vez no canal correto! rsrs. E queria aproveitar para te avisar que o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar no facebook no perfil Fórum das Letras e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei saber sobre o evento! É muito bom ver os autores brasileiros conquistando seu espaço. É o tipo de notícia que alegra o meu dia!
    Parabéns e sucesso!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, por falta de hábito com a blogosfera, acabei te respondendo em um campo autônomo, espero que você tenha visto, mas de todo modo, agradeço novamente o carinho, dessa vez no canal correto! rsrs. E queria aproveitar para te avisar que o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar no perfil do fórum das Letras no facebook e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/

      Excluir
  5. Rízia Castro, você está certíssima! E nós, autores, devemos muito a vocês, blogueiros, que nos dão espaço e ajudam a promover a Literatura Nacional.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Juliana! Também acredito muito na Literatura nacional e no potencial dela, vamos trabalhar para divulgá-la,ela merece!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula, fico muito feliz que você esteja curiosa em ler minha obra! Espero que você goste!

    ResponderExcluir
  8. Aline, que coisa boa ter alegrado o seu dia, rsrs. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante, quando leio matérias como essa fico tão orgulhosa das coisas boas que temos no país. Li a sinopse de A Corte Infiltrada e achei bem interessante a mistura de real e ficção o livro deve ser mesmo muito bom!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A literatura brasileira tem mesmo dado muito orgulho a todos nós ultimamente, Camila! Quanto à Corte Infiltrada, a proposta era mesmo fazer uma coisa diferente que despertasse o interesse das pessoas. Que bom que tem dado certo! Bjs!

      Excluir
  10. Que noticia maravilhosa, o seu livro parece ser muito bom :) e desejo que tenha muitos outros eventos para você participar.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, tomara, Giovana! Vamos cruzar os dedinhos para seu desejo se tornar realidade! ;)

      Excluir
  11. Olá, saber dessa valorização da nossa literatura fora do país me deixa orgulhoso *--* os seus dois livros publicados parecem bem legais e se eu tiver oportunidade pretendo lê-los.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que meus livros possam contribuir com o aumento do seu orgulho com relação à literatura nacional, Jéssica. Bjs!

      Excluir
  12. Oi, Andrea. Tudo bem?

    Muito legal essa palestra e fiquei muito feliz com a valorização dos nossos autores e da nossa literatura fora do país. Realmente é um projeto muito interessante e legal esse evento, valorizando os autores. Li a sinopse de A Corte Infiltrada é gostei muito. Parabéns.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da sinopse, Jéssica. Te garanto que o livro faz jus a ela, viu? Quanto ao evento, a Sorbonne tem um papel histórico na vanguarda da literatura mundial e das artes como um todo, então nela se encontra espaço para projetos inovadores como do Professor Leonardo Tonus. Bjs!

      Excluir
  13. Que excelente notícia, não é para menos que a literatura nacional precisa e deve ser divulgada por nós blogueiros. Gostei do título e da sinopse do livro, quem sabe quando tiver o livro em mãos eu não me aventuro a ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ju, estou muito contente que você tenha gostado. Estou no pé da minha editora para adiantar a próxima tiragem do livro,pois só assim eu recebo mais exemplares para firmar parcerias e divulgações, já que meu estoque particular está praticamente esgotado! Recebendo , terei o maior prazer em te contactar, e aos demais blogs que desejam ter acesso ao livro. Obrigada! Bjs.

      Excluir
  14. Oi Andrea, tudo bem?
    Já falei, mas digo de novo: você é um orgulho para nós mulheres e para a literatura nacional e aposto que também para a instituição do Ministério Público. Ver você ali é emocionante e nos dá esperança de que todo sonho é possível. Sobre o seu trabalho sou suspeita para falar, pois adorei seu livro A Corte Infiltrada. Estou na sua torcida, desejo muito sucesso para você.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, fiquei verdadeiramente comovida com a resenha fantástica que você fez do meu livro no seu blog, porque percebi que o livro realmente tocou o seu coração. Não há nada mais inspirador na atividade de escrever do que arrebatar pessoas, e suas palavras e seu carinho são um grande incentivo para continuarmos na nossa jornada , seja na literatura , seja no Ministério Público . Bjo no coração!

      Excluir
  15. Aplaudindo de pé! Se antes eu já estava bem curiosa pelo livro dela, agora que li um texto - ainda que pequeno -, meu interesse aumentou. Parabéns, Andrea, por ter relatado sua experiência de maneira tão leve, comparando algo de interesse nacional com algo que precisa ganhar mais destaque. E também por ter sido escolhida pra este evento tão importante.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia, você captou muito bem um dos segredos da minha técnica, e a intenção do estilo por trás do texto. É isso mesmo, nada mais profundo que a leveza, nada mais sofisticado que simplicidade. São pequenos truques que a gente usa para fisgar um amplo espectro de pessoas e sensibilizar o público para assuntos importantes como a promoção da nossa Literatura, aqui dentro e lá fora. Obrigada querida, bjs!

      Excluir
  16. Sim, é muito legal que a literatura brasileira esteja ganhando espaço não só aqui, mas também no mundo. Deve ter sido o máximo participar desse evento. A Corte Infiltrada tem uma proposta bem diferente e fico feliz que o trabalho esteja sendo reconhecido! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ju, quando usei a palavra "inesquecível" no texto, é porque sei que isso vai marcar minha vida. O reconhecimento de um trabalho às vezes leva um pouco de tempo, principalmente se ele se propõe a quebrar paradigmas, mas persistência e sorte são fundamentais! Bjo!

      Excluir
  17. Oiee.

    Gente que máximo isso.
    Parabéns mesmo pelo espaço e fico muito feliz em ver a literatura nacional ganhado tamanho espaço

    Beijos Fê :*
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida, também fico muito feliz. E falando nisso, aproveito o ensejo para avisar : o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/ https://www.facebook.com/forumdasletrasouropreto/photos/a.447360978677260.1073741830.446695432077148/831245410288813/?type=1&fref=nf&pnref=story

      Excluir
  18. Parabéns Andrea pelo Evento, já tinha curiosidade sobre seu livro, agora então quero ler correndo. Que venham muitos congressos e eventos para você. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero, Joyce! A propósito, o Fórum das Letras está fazendo uma enquete entre os internautas para saber que nomes vai convidar esse ano para debater literatura nesse importante evento literário. Se você deseja me ver em alguma das mesas do evento, é só entrar no perfil do facebook "Fórum das Letras" e ajudar a levantar o índice de votações. Se tem outros autores preferidos , não perca também essa oportunidade! Participe e indique a mesa debatedora dos seus sonhos! E viva a literatura nacional! \o/

      Excluir
  19. Só posso te dizer, parabéns!!!
    Fico feliz em ver autores nacionais galgando seu espaço, eventos literários dando certo dentro e fora do país, isso tudo é ótimo!

    Mais uma vez parabéns!!!!


    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, a luta para promover a literatura nacional dentro e fora do nosso país está apenas no começo, mas nós, autores, contamos com o apoio e entusiasmo de vocês, blogueiros, para vencer essas batalhas! Grande abraço e obrigada!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...