Resenha: Mentirosos


Mentirosos


E. Lockhart



Editora: Seguinte

Páginas: 272

Edição: 2014
Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira!
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence, neta primogênita e principal herdeira, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido, até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Mentirosos é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence, para então vir à tona completamente impactado.



Todos os acontecimentos de um verão inteiro, apagados, perdidos, impossíveis de serem lembrados, tudo o que existe são conjecturas e uma enorme colcha de retalhos que Cadence tenta preencher com as parcas informações dadas por sua mãe, Penny, uma das três filhas do milionário Harris Sinclair. Um homem que construiu sua fortuna com muita garra e determinação. Harris Sinclair, criou as três filhas como princesinhas que precisavam, deveriam, ser perfeitas, admiráveis. Uma pena que elas não tenham conseguido mais do que casamentos fracassados e viver dependentes do dinheiro dos pais. Esta é a família Sinclair, que vive em perfeita e invejável harmonia...de aparências.
"Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa da cabeceira.(...) Somos Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém erra."  (P.13)


Porém, no verão, a família se reúne em sua ilha particular, e esquece os problemas. Ou não? E age como uma família normal. Ou não? Foi em uma desses verões que Cadence sofreu o acidente que a deixou sem memória. O grande mistério? Descobrir porque todos escondem de Cadence o que realmente aconteceu. Por que ninguém conta? Por que ela não se lembra? O que de fato aconteceu nos dois últimos verões que Cadence esteve longe da Ilha? E mesmo seus primos, Johnny, Mirren e seu amor, Gat, seus melhores amigos, os mentirosos, como são chamados por suas peripécias na ilha, evitam falar no assunto.

Confesso que o livro é extremamente envolvente, a narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista da personagem principal, deixa o leitor completamente imerso na trama, isso também se deve a estrutura de texto que E. Lackhart adota. Direto, sem longas descrições, as frases são curtas, os diálogos e metáforas são frequentes, carregados de intensidade. Diversas vezes a narrativa é interrompida por metáforas que podem confundir o leitor por instantes. Essas estratégias garantem um ritmo de leitura fluido. 
"Ele já tinha contratado o caminhão de mudança. E alugado a casa. Colocou a última mala no banco de trás da Mercede (Deixou o Saab para minha mãe) e ligou o motor.Então sacou a pistola e atirou no meu peito. Eu estava em pé no gramado e caí. O buraco da bala se alargou e meu coração saiu da caixa torácica até o canteiro. (...) Minha mãe me repreendeu. Disse para eu me recompor. Aja como uma pessoa normal ela disse. Agora mesmo" (P.16) 
E. Lackhart constrói personagens cativantes, Johnny, Mirren e Gat, os grandes amigos de Cadence, tem personalidades bem construídas, e embora a autora não não se alongue em descrições sobre eles a mesma deixa bem claro os traços de suas personalidades nas atitudes tomadas e nas falas em seus diálogos. O grupo é inseparável, apenas no verão, quando tentam sobreviver à todas as turbulências causadas pela preocupação com o dinheiro e a disputa pela atenção do avô, provocados por suas mães.  Além dos mentirosos, outros personagens são inseridos na trama, e parecem ser bem dispensáveis em alguns momentos, mas são nas cenas despretensiosas de tais personagens que estão as pistas para o mistério.

A humilde ilha Sinclair onde os mentirosos se reúnem nos verões.
O grande ápice tem início nos capítulos finais do livro. Outro grande ponto para a autora que optou por uma reviravolta, sem que o desfecho acontecesse de forma acelerada. 
E que reviravolta!! O final do livro é surpreendente. Não por ser original, pois não o é, mas por nos querer fazer rever toda a história. Você com absoluta certeza já assistiu a filmes em que ao final, após saber a verdade, precisou rever tudo. Esse é o caso de "Mentirosos". Ao fim você irá remoer muitas cenas do livro e vai querer ler novamente em breve, pois a resolução do mistério te levará a ter outra visão da trama. Confesso que não fiquei muito surpresa, pois fui criando várias hipóteses para as dúvidas de Cadence, e um leitor mais atento, vai usar pistas lançadas pela autora ao longo do livro. Na verdade, me lembrei de um filme que me impactou muito ao assistir e que tem o final bem parecido. Talvez por essa razão uma das minhas hipóteses se fez verdadeira ao fim da leitura.

Recomendo o livro, e tenho absoluta certeza de que irão gostar. A leitura é acelerada, a trama bastante interessante e com um fim excelente. A abordagem da autora é maravilhosa. Adorei a maneira como coloca o dedo na ferida aberta que é o mundo das aparências familiares, como aponta o dedo no nariz de ricos preconceituosos e como bate com luvas de pelica na face da hipocrisia em torno das diferenças sociais. Vale a pena ser lido.




















Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Oi Andreza!
    Faz é tempo que estou curioso por esse livro. Na realidade, ganhei ele de natal, mas ainda não me aventurarei. Primeiro vi algumas resenhas, super positivas, mas então virou meio que uma febre e eu acabei perdendo um pouco da vontade da leitura, até pq, era tanta gente falando que ele era bom. Deixei diminuir mais pra ter uma opinião mais sólida. Assim como em outras resenhas que li, evidentemente vou me identificar muito mais com Cadense, sem dúvidas *-*
    Quero muito ler o outro livro da autora tambem <3 Ambos estão na minha lista de leitura deste ano.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro livros que envolvem perda de memória, porque vamos decobrindo as coisas junto com os protagonistas, né?!
    Uma vida de aparÊncias... isso pode ser mais comum do que imaginamos, né?! Quando as coisas parecem perfeitas demais, hamoniosas demais, eu sempre desconfio. Não exite gente perfeita, família perfeita, casal perfeito ou vida perfeita.
    Até o momentos só li resenhas positivas sobre esse livro. Impossível não ficar curiosa.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tudo bem?
    Esse foi um dos melhores livros que li em 2014 e entrou para minha lista de favoritos! Adorei como a autora fez as ligações entre os personagens, os temas abordados, as críticas... Enfim, tudo! O final foi arrebatador e de destruir o coração, mas confesso que em certo ponto do livro eu tinha pensado naquela possibilidade - mas torcia para estar errada. Fico feliz que você tenha gostado da obra!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Estou interessada por esse livro desde quando li uma resenha de pré-prova dele. Só leio elogios para a escrita,o enredo tem tudo o que eu gosto e esse final me chama muito atenção, muita mesmo!
    Quero muito ler, gosto de tudo do enredo e principalmente que a leitura é agil, enfim, sua resenha está incrivel como todas as outras que li sobre a obra.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Andreza, tive essa mesma sensação de que precisaria reler pra ver todas as dicas que a autora deixou no desenvolvimento. Eu não percebi, então o final me surpreendeu. Mas o melhor pra mim foi que ela deu todas as respostas sem de fato deixar tudo explícito. Recomendo demais essa leitura!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. acabei de ler uma resenha desse livro, sempre falam bem...gosto de livros que colocam bons personagens e que surpreendem na escrita.

    otima resenha!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler esse livro o mais rápido possivel.
    Adoreiiiiii sua resenha e sua escrita, estou mais ansiosa pela leitura agora.
    Vou ver se compro o livro esse até abril, pois tenho que ler :3
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  8. Oi Andreza, vejo tanta gente falando bem deste livro que assim que o meu tiver em mãos vai pular todas as filas. Ele parece ter uma leitura fluída que prende o leitor e isso é essencial para que eu goste de um livro. Principalmente pq ando sofrendo um bloqueio tremendo para leitura e ando procurando livros que me instiguem e que me prendam só assim para conseguir voltar ao meu ritmo normal. Quanto a releitura, acho que é a melhor coisa a se fazer, em uma segunda leitura geralmente acabamos absorvendo melhor a história! http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Eu já vi esse livro por ai, mas nao senti muito interesse por nao ser meu genero favorito!
    Vc realmente gostou da história, né.. da pra ver q ficu empolgada!
    Mas confesso que fiquei imensamente curiosa a respeito dessa reviravolta q vc falou no final e tals.. isso me agrada demais! Gosto quando isso acontece em filmes tbm!
    Mas gosto de ler e entender td da primeira vez, pq nunca releio.. hehehe

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  10. Oi Andreza, sua linda, tudo bem?
    Eu preciso desse livro!!!!!!! Ele está no topo da minha lista, mas até agora eu não comprei. Sua resenha está emocionante, me lembrou porque quero tanto desvendar esse mistério. Que reviravolta foi essa? Alguém me conta, kkkkk Metáforas? Adoro!!! Pistas? Quero investigá-las. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Andreza, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e nossa, preciso ler logo esse livro. Gostei do que você disse da narrativa ser bem dinâmica e com bastante metáforas e sobre os personagens serem bem construídos. Gosto bastante de livros que mexem com essa ideia da vida de aparências e mistérios, e do jeito que eu sou, com certeza irei me surpreender com as revelações.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi Dre,

    tenho que dizer que o final do livro me chocou. Achei maravilhoso. Como você disse, um livro inteligente, completo e cheio de reviravoltas. Adorei a leitura e, sem dúvidas, foi um dos melhores de 2014

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Andrezza a primeira resenha que li sobre esse livro me deixou tão intrigada, e cada nova resenha fico me perguntando por que ainda não li . O mistério que ronda o livro é contagiante e pelo visto o final é ótimo . Surpreende a muitos. Já estou com ele para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andreza!
    Nossa, eu li esse livro e assim como você eu amei!
    É impossível largar a leitura, a história é toda muito bem construída e trabalhada.
    Todo o mistério aprisiona o leitor. É realmente um livro sensacional, como você disse um livro inteligente!
    Eu amei!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a Resenha, e ainda por cima mais comentários positivos aqui. Estou morrendo de vontade de ler este livro agora é descobrir o que acontece. Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Andreza.... esse livro me faz lembrar de outro com essa temática que li recentemente, por esse motivo a minha curiosidade em ler mentirosos só cresceu rs... eu adorei a premissa do livro... e a forma que a história vai caminhando.. fiquei bem interessada... pelo jeito a narrativa feita por Candence vai me fazer ficar presa ao livro... Xero!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Bom, eu morro de medo de pegar um spoiler deste livro, pois todos falam muito bem dele. e esse final que todos falam que é surpreendente. Muito curiosa mesmo para ler. Ele já estar até aqui na minha estante, esperando a oportunidade de ser lido. Rs. Adorei a resenha. Só confirmou o que eu imagino do livro, de ser maravilhoso.

    beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro e amei!! Não consegui parar de ler e só larguei o livro qdo a história acabou...
    Concordo mto com o q vc disse, o fim da história é surpreendente sem ser original!!
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, essa família é podre, hein...
    Eu imaginava algo totalmente diferente do que você narrou na sua resenha e confesso que o livro não seguir minhas expectativas, baseado em sua resenha, me anima. Já pensou se no mundo só estivesse escrito o que eu considero?
    Bom, acho que preciso ler, né?
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, adoro livros assim, pelo que você descreveu me lembrou os livros de Agatha Christie,
    amo livrosque envolvem um certo mistério e suspense em torno de grandes segredos.
    fiquei muito curiosa para ler e pode ter certeza que lerei.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro, mas sempre penso ser muito clichê e nunca tinha lido nenhuma resenha. Adorei a sua! Gosto muito de livros que tenham esse tipo de mistério, claro que fico um pouco curiosa demais e brava com as pessoas do livro hue mas faz parte

    ResponderExcluir
  22. Olá, como vai?

    Bom, desde o lançamento desse livro estou louco para adquiri-lo. Já li diversas resenhas positivas e comentários sobre o final inacreditável da obra. Espero poder tê-lo em minhas mãos o mais rápido possível! Sua resenha me deixou ainda mais curioso, haha!

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Andreza tudo bem?

    Eu conhecia esse livro apenas pela capa e não dava nada por ele, mas então agora da sua resenha me surpreendi demais. Coloquei ele na minha lista de desejados e irei procurá-lo... Gostei muito e estou curiosa pelo final haha

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Nossa, foi um livro muito diferente e interessante, aliás, o final foi muito impactante, gostei bastante da leitura apesar de ficar meio atordoada depois de ter terminado, todos ao meu redor também curtiram e gostaram haha
    Ótima resenha e dica, que bom que gostou também.

    Beijos
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Estou bem curiosa com esse livro.
    Já li várias resenhas todas positivas.
    Adoro livros com a narrativa envolvente, me prende melhor à leitura (mesmo quando não curto o livro).
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  26. Oie
    JA vi vaaaaaaaaaaaaarias resenhas positivas desse livro, eai decidi ler e ODIEI!
    Detestei, e me questionei pq as pessoas gostaram tanto?!
    Beijoss
    Gio - Clube das
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Andreza, esse livro causou um alvoroço quando foi lançado, então pretendo assim que tiver um tempinho. Impressionante como só vejo críticas positivas em relação a essa história. Quero muito conferir eu mesma.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Andreza, leio muitas resenhas super positivas deste livro, acontece que ainda não consegui me empolgar com ele a ponto de incluí-lo na minha lista de leituras.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  29. Impressionante como todo mundo ama e recomenda esse livro, preciso ler! Pretendo colocá-lo na fila no mês que vem, de qualquer jeito. Amo quando uma narrativa nos deixa completamente imersos na trama e quando as personagens são cativantes, adoro a premissa dessa história e tenho certeza que vou gostar demais da leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é incrível. Fantástico. Também acho que não seja o mais original, mas certamente faz uma abordagem brilhante das peças que a mente nos prega e das relações familiares em geral. Eu até esperava, no meio da leitura, pelo final descrito, mas não acho que tenha sido óbvio afinal. Queria que algumas coisas fossem diferentes, mas aí seria um romance comum, né! O brilhantismo de Lockhart está justamente na seqüência de conclusões da protagonista.
    Fico feliz de ver que tanta gente pensa como eu. Esse livro vale a pena, mesmo deixando aquela ressaca básica... :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi, Andreza! Mentirosos é uma leitura incrível, com certeza, principalmente devido à forma como a trama é brilhantemente construída.
    Abraços! :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...