Não Somos Maníacos! Só Amamos Listas!!!


Todo leitor é cheio de hábitos e esquisitices. Principalmente nos rituais que antecedem a leitura. Mas se tivesse que citar pelo menos uma mania que acomete muitos leitores qual você apostaria? 
Cheirar livros? 
Fazer careta na hora da leitura? 
Ah!!! Sei não... 
Acho que uma delas tem tomado conta do pedaço. 
Qual? As listas.








Quantas listas relacionadas a livros você tem? Não minta! Ou melhor dizendo, não precisa confessar, ou ficaremos aqui o dia todo...rsrs. Cá entre nós, todo leitor adora uma lista. Temos lista dos desejados, lista dos melhores livros do ano, lista de meta de leituras, lista dos livros lidos, dos não lidos, dos abandonados. Os mais empolgados tem até listinha dos títulos que precisam ler antes de morrer. 

A vida pode estar uma bagunça, o seu quarto está parecendo a costa dos EUA depois do Katrina, o interior do seu carro pode estar tão "limpo" e "cheiroso" quanto a caverna do Pé Grande, você pode já ter medo de abrir a mochila e pular um  Gremlin  de dentro dela, mas a sua lista de livros... Ah! Essa... Quantas vezes você já não passou a limpo hein? Quantas vezes reorganizou? Colocou em papel mais bonito? Resolveu colocar em tabelas? O mundo desaba, mas a sua lista...rsrsrs

A coisa é tão organizada que inventamos milhares de mecanismos para facilitar as benditas: aplicativos de celular, Skoob, planilhas do Excel, potinhos com nomes sortidos, além da boa e velha agendinha. Tem para todos os gostos. Basta escolher.

Não, não temos TOC, não somos maníacos nem tão pouco sofremos de algum distúrbio comportamental, (pelo menos alguns de nós). É completamente compreensível esse ato de amor obsessivo, compulsivo, perturbador e incontrolável que leva o leitor a organizar os títulos de sua maior paixão em uma lista. O que complica um pouco é quando elas são tantas e tão extensas que a gente precisa fazer a lista das listas. Viu? Como não é difícil entender? 

A questão leitor é que de todas as manias que desenvolvemos, de todos os rituais construídos em torna da leitura, as listas são um rito a parte. Não envolve a prática de ler em si, ela acontece aquém do livro, é quase um momento único de contemplação de metas e objetivos atingidos. Talvez por isso gostemos tanto delas pois nos deixam de certa forma envaidecidos, tanto quanto ostentar uma estante gigante de livros, como se as associassem ao quanto alcançamos do nosso próprio imaginário de intelectualidade. Contudo, evidentemente pode ser principalmente porque sofremos todos do "comichão psicótico literário", um transtorno que ainda não ocupa lugar na lista dos conhecidos do mundo acadêmico científico, mas que nós leitores conhecemos muito bem.

Óbvio também, que você simplesmente pode não ter lista nenhuma, mas como não acredito nisso, conte para gente. Qual das suas listinhas cresce mais rápido que fofoca em tempos de WhatsApp?



Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. HAHAHA ADOOOOOREI!!

    Otimo texto de verdade.
    Antes eu tinha uma lista de livros para comprar, dai ela não parava de crescer e eu não parava de comprar e não conseguia ler nenhum direito... Daí eu parei, excluir e criei outra lista
    SHUAHSUAHSUHAS mas com todos os recebidos, dai fiz um TBR para poder ler todos.
    Mas me identifiquei com o texto :p


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é a gente tenta fugir delas e acaba criando novas formas de fazer listas..rs

      Excluir
  2. Lista de livros para ler, filmes pra ver... Aaaa quantas listas! Acabei fazendo uma TBR para me auxiliar, até postei no meu canal sobre isso: como organizar nossas leituras e nos colocar em dia com tantos livros que compramos, mas acabamos parando no meio também.

    Amei seu blog, uma graça.

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/channel/UCHHOLxS27CM6-YZmclJfONw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listas de livros para ler é a maior de todas as minhas listas..rs

      Excluir
  3. Olá,
    AMO listas, tudo que tem lista me deixa curiosa. Livros que tem algo relacionado a listas na sinopse já me ganham e garantem espaço na minha wish. Faço lista pra tudo, sou viciada <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só!!!! Como se não bastasse a de livros você ainda faz outros tipos também...rs.
      O bom das listas é que garantem uma determinada organização.

      Excluir
  4. Eu sou daquelas que tem lista de livros para ler antes de morrer (pode parecer psicótico) mas enfim adoro fazer minhas listinhas, já tive várias, ora organizo por ordem alfabética, ora por autor, ora gênero, é uma loucura, porém amo tudo isso que a literatura nos proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ual! Quanta organização. As minhas não chegam a tamanha ordem. Por mais que eu as refaça.
      Obrigada por nos visitar. Volte sempre :)

      Excluir
  5. Oi Andreza, sua linda, tudo bem?
    Não consegui me conter, estou rindo aqui sozinha. Você me pegou!!!!! Eu tenho duas listas, as listas dos melhores autores que já li (nessa lista, eu gosto do trabalho do autor e não de um livro específico dele) e a famosa lista que cresce mais rápido do que fofoca: a dos desejados!!!!!
    Toda hora que eu entro em um blog, é uma tristeza, ou cloco um lançamento na lista, ou coloco o livro de uma resenha que adorei. Agora, como eu faço se todo mês milhares de editoras lançam livros novos? Como eu faço se existem editoras que eu gosto de todos os livros que elas lançam? Não é só dinheiro o problema é o espaço também.
    Adorei sua postagem!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Que bom que tenha gostado do post.
      Também acrescento livros com muito do que vejo nos blogs.

      Excluir
  6. ahahaha super me identifiquei com seu post!!! Eu tenho lista pra tudo! até dos meus afazeres diários! listas e mais listas! Dos livros eu tenho dois cadernos um de livros q tenho outro de livros que quero comprar! Tenho lista de livros pra ler em fila, tenho lista de favoritos..... E qual a finalidade disso tudo? REALIZAÇÃO PESSOAL! É como um troféu! ahahahha
    bjus Aline ALencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que essa é a causa. Ver contabilizada as conquistas e claro os objetivos também. Isso é muito legal. Por isso vicia..rs
      Obrigada por nos visitar :)

      Excluir
  7. kkkkkk Total razão. Quando comecei a ler foi espontâneo, mas com as leituras vieram as listas. Hoje tenho várias, de séries incompletas, de livros incompletos, de livros famosos lidos, de livros lidos, de livros que quero ler (PDF) e de livros que quero comprar.
    literaturadiariadamulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitor sem uma lista sequer? Acho que é impossivel..rs

      Excluir
  8. amei o texto, super me identifico com ele kkkk hoje eu tenho lista pra tudo!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Adorei o post! Minhas listas são no Excel... Listas de livros lidos, desejados, desafios... Tudo lá! Rsrs
    Bjos!!
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que tinha um lista com os livros que já tinha lido (não faço a menor ideia de onde ela foi parar), agora tento controlar o que tenho e o que leio pelo skoob, hj mesmo estava atualizando minha estante
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  11. Oi linda!
    Eu já tinha visto esse potinho, e achei uma ideia genial, o negocio é que tenho a minha cota de livros na estante sem ler, não deve passar de 30, e tenho quase 400, então ta uma boa faixa, só que com os livros de parceria chegando não to conseguindo encaixar! Adorei sue post! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Adorei o texto e ele me representa. Não só faço lista de livros mas de tudo porque tenho certa mania de organização e não suporto esquecer as coisas (pois é, sou muito esquecido e isso me irrita). Descobri de uns tempos pra cá que listas me ajudam e se eu não fizer isso vai me incomodar de alguma forma. Meus cadernos e agendas são cheios de listas, já as de livros e filmes eu recorro ao skoob e filmow respectivamente, assim não me perco haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. hauhauahuahuahau
    Oi Andreza!
    Me diverti com seu texto e você tem razão, não somos maníacos, só organizados!
    Mas com Whatsapp, ta ficando difícil competir mesmo.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. Olá Andreza, amei seu texto, pode tudo esta bagunçado, mas minha listinha de próximas leituras é a coisa mais organizada do mundo <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andreza. Tudo bem?

    Muito bom seu texto e me identifiquei bastante. Eu faço a lista no skoob, sempre separando os mais desejados e os que quero ler eventualmente. Mas também faço uso da agenda. Meu quarto pode estar bagunçado, mas a estante e meus livros não. Isso sempre é prioridade pra mim.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  16. Oi :) adorei o texto. para ser sincera eu tenho um toc em relação a lista que vc não tem noção haha. adoro listas xp
    eu geralmente tento organizar as coisas em casa, nem sempre da certo, mas a lista de leitura tá indo uma maravilha haha
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Oi flor... você tocou bem no meu ponto fraco kkkk.... minha lista só cresce e meu dinheiro bem curto kkkkk... eu tenho uma lista de desejados que só cresce e dentro dela os livros que preciso comprar mais urgente assim que o dinheiro cair kkkkk eu amo a minha lista adoro refazê-la, mas o mais interessante é que todas as vezes que passo a limpo ela cresce kkkk Xero!!

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkk..adoreiiiiiiii essa TAg..genial... realmente tenho não só listas, como achei pouco e fiz pastas com fotos...rsrsr ...essa semana eu criei a lista dos que eu ia reler esse ano... e o pior é que ela aumenta a cada dia...cada vez que me pego lembrando uma cena de um livro que li , ele automaticamente já entra na lista..kkkkkkkk
    Dessas listas a única que não tenho é a de lviros abandonados...rsrsr desde nova tenho TOC sobre isso, não consigo abandonar um livro. Me da agonia, coçeira, irritação, descontração, tudo.. e essa frase bendita fica martelando em minha cabeça.."vc ainda não terminou esse livro, ele pode melhorar..." e lógico que só piora...rsrsrsr
    Mas, as listas com certeza são nossa salvação, especialmente as de livros que quero comprar, livros que tenho , e livros que li.que aumentm a cda segundo.(não necessariamente enessa ordem..srsr) <3 <3

    bjssssss e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...