O Gato Preto, de Poe (afinal, é Sexta-Feira 13)

Um gato preto cruzou a minha frente essa semana. Era madrugada, ele passou correndo e, bem... caímos, minha esposa e eu, na gargalhada, pois amamos gatos, e eu tenho fascínio por gatos pretos, até por toda a mística que existe sobre eles.

Inevitável falar de O Gato Preto (The Black Cat), do genial escritor Edgar Allan Poe. Especialista em histórias macabras, é considerado também o precursor do gênero de ficção policial.

O Gato Preto, seu conto mais famoso, foi lançado no muito distante ano de 1843, e trata-se de uma alegoria da culpa. Há uma fantástica construção psicológica na história. Insanidade pura.

O conto recebeu versões cinematográficas. A primeira delas, em 1934, com os atores de filmes de horror Bela Lugosi e Boris Karloff (quem curte o gênero horror certamente já ouviu falar deles).

O conto está disponível em várias coletâneas de Poe, inclusive em livros pocket, baratos. E também na internet, já que não há mais direitos autorais sobre ele. Tem inclusive no site Minhateca, neste link. Baixe aqui, sem medo da polícia, e seja feliz (e não durma à noite).

Se você ainda não se aventurou no gênero das histórias de terror, mas tem curiosidade, indico alguns autores: 

Edgar Allan Poe, precursor do gênero, além de ter um texto de uma qualidade absolutamente impressionante, causando arrepios legítimos em seus leitores

Stephen King, o mestre do terror moderno, autor de dezenas e dezenas de histórias aterrorizantes. Tem uma capacidade assustadora de descrever cenários desoladores.

H. P. Lovecraft, cuja lenda reza que escrevia sobre seus próprios sonhos insanos. As suas histórias tem inspiração gótica, e ele trabalha muito bem as imagens.

Mary ShelleyEscreveu Frankenstein. Esqueça todos os filmes que você assistiu sobre o personagem. Leia o livro. Fantástico.

Richard Matheson. Escreveu Eu Sou a Lenda, outro grande clássico, que virou filme uns anos atrás, com Will Smith no papel principal.

Frank de Felitta. Escreveu A Entidade, romance soberbo sobre possessão demoníaca.

Anne Rice, a rainha dos vampiros. Essa é bem conhecida da galera. Também se aventura em fantasia e histórias de bruxas.

Há diversos outros, claro, mas cito alguns dos que considero não apenas importantes, mas particularmente bons de ler. Há algum autor que você e ficou de fora? Cite nos comentários! :) e cuidado com a coisa rastejante que te observa sorrateiramente debaixo da cama, na fria e chuvosa madrugada...







                                                         

                                                       

Comentários
37 Comentários

37 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu nem reparei muito que hoje é sexta-feira 13, mas confesso que essa coisa me assusta um pouco. Até já estou vendo que não vou dormir bem à noite.
    Mesmo com meu medo, tenho bastante vontade de me aventurar e ler um livro de terror e acho que vou começar com O Gato Preto, que acabei de baixar. Será que eu vou ficar muito apavorada se ler essa noite? hehe


    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, eheheh! O conto é bem tenebroso! Obrigado pela visita :)

      Excluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas confesso que tenho um tantinho de medo das histórias do poe, mas vai que? Haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas das histórias dele são do gênero policial. Pode ler sem medo! ;) Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá
    Já ouvi falar do autor e a história parece ser bem legal haha aliás, muitos livros dele parecem ser interessante e eu adoro gênero de terror, seja filmes ou livro, então, gostei da dica e do post haha viva sexta feira 13

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/preconceito-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é ótima! Só lembrando que os gatos pretos são fofos e não tem culpa da loucura humana! Tem gente que leva a sério esse lance de que gato preto dá azar... rs.

      Obrigado pela visita e volte sempre. Vou conferir seu blog!

      Excluir
  4. Adorei seu post, vou baixar o conto do Poe pra ler assim que puder <3 Amo tanto terror e vejo que ainda tem tanta coisa que preciso conhecer... Ótimas indicações! :D

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeeu, Ursulla!! :D se vc curte terror, continue nos acompanhando, pq eventualmente postrei sobre o tema! Bjos

      Excluir
  5. Oie, Fabiano!
    Todas as pessoas deveriam encarar os gatos pretos como eles são: animais domésticos comuns que não são responsáveis por nem uma besteira que acontece na nossa vida, assim como gatos brancos e cachorros não o são. Costumo pensar que não é o gato preto que dá azar pro homem, mas o contrário! Absurdo o quanto o maltrato a esse animal específico cresce nas sexta 13, absurdo que ainda exista tanta gente de mente fechada hoje em dia.
    Enfim, dos autores que você citou, curto Poe, King, Shelley e só, acho. O Gaiman poderia entrar nesse rol? E o Chambers? Recebi um livro dele que ganhei de sorteio hoje, "O Rei de Amarelo", e muitas pessoas dizem que é de terror :p
    Vou conferir o conto, obrigada pela dica!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu, como fã de gatos (tenho 4 em casa), concordo plenamente contigo. E em toda sexta 13 aparecem uns doentes procurando gatos pretos para matá-los ou fazer sabe-se lá o que com os bichanos. Lendas e histórias à parte, a demência humana é preocupante. Mas a história do Poe é fantástica!

      Confesso que conheço o Neil Gaiman como quadrinista. Ele quadrinizou inclusive uma versão bem macabra do clássico "João e Maria". De certa forma, ele entra nesse rol aí, e é o gênio por trás de Sandman!

      Já o Chambers, devo confessar que não conheço (o bom de participar de um blog interativo como esse é que estamos sempre aprendendo e conhecendo coisas novas...), mas O Rei de Amarelo parece bem interessante. Aparentemente, um dos poucos títulos publicados em português, o que é uma pena. Pelo que li, esse livro se encaixa em literatura fantástica, dentro do universo de Lovecraft. Deve ser muito bom, e certamente é um autor importante no terror!

      Muito obrigado por suas contribuições e siga nos acompanhando! :D Abraço

      Excluir
  6. O Gato Preto é incrível, um terror psicológico daqueles,. Senti um pouco de falta dos livos nacionais de terror.
    Beijos!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o post foi feito meio às pressas, e acabei não tendo tempo de pesquisar... confesso que não conheço quase nada de terror nacional, exceção feita aos livros de suspense feitos para jovens, que eu lia quando criança e adolescente. Mas também nem lembro dos autores... como eu adoro esse gênero, penso em fazer um post mais caprichado futuramente, trazendo livros e autores nacionais e internacionais. Valeu pela dica e volte sempre :)

      Excluir
  7. Já ouvi falar muito de Alan Poe, inclusive já fiz trabalho e pesquisa escolar sobre ele, mas não sei se leria.
    Fujo de suspense, terror e drama, e me parece que as obras dele são tudo sobre isso. Então fica pra outra pessoa a leitura rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa parte de Poe é no gênero de ficção policial, então pode ler sem medo ahaha :)
      Ele influenciou ninguém menos que o cara que criou o mítico Sherlock Holmes, além da Agatha Christie!

      Bjos e volte sempre :)

      Excluir
  8. Oi Fabiano, não cheguei a ler nada do autor, e confesso que nos últimos tempos, o gênero terror não tem feito minha cabeça, gosto mais de um bom suspense e drama. A capa deste livro está de assustar! Quem sabe tomo coragem e leio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nesse gênero, diria que ninguém consegue ser tão poético quanto Poe (o Lovecraft, talvez, mas o texto é mais denso, difícil...), vale a pena tentar ;)

      Obrigado pela visita e volte sempre!

      Excluir
  9. Oi, alias gostei do layout do blog. Eu já li alguns livros do Edgar Allan Poe, mas esse não sei se vou ter muita coragem.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O layout ficou bom mesmo! Que bom que gostou, obrigado! :) Volte sempre. Bjs!

      Excluir
  10. Oi...

    Sou super medrosa! HAHAHAHA.
    Não tenho coragem de ler nada do gênero. Mais tenho assistido a série The Following e o serial Killer se basea nas obras do POE. Acabei conhecendo um ou dois contos.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia da existência dessa série. Obrigado pela dica!! E volte sempre :)

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Já li vários contos do Poe quando mais nova e gostei bastante.
    O Gato Preto no entanto não li, fiquei curiosa.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se já conhece outros contos e curtiu, certamente vai adorar o gato preto! :)

      Bjos e obrigado pela visita!

      Excluir
  12. Ameei seu blog... Sai de mim gato preto!! Rsrsrs...
    www.amandarochaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadooo! E nos acompanhe sempre que puder, Amanda. Valeu pela visita :)

      Excluir
  13. Meu primeiro terror da vida foi lido há 2 meses e foi Nosferatu do Joe Hill. Nunca tinha lido antes pq sou super medrosa e tinha certeza que não dormiria de noite! Até que deu certo e esse ano terei que ler outro para mais um desafio! Vai ser A Coisa de Stephen King! Vamos ver se dessa vez terei problemas para dormir! hehehehehe
    Também AMO gatos e os pretinhos são um amor! Tenho um cinza (que uma amiga fala que era preto e passei água sanitária hehehe), mas tenho super vontade de um pretinho! <3
    Ótimo post, fiquei curiosa com vários dos livros/autores citados!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sami, também adoro gatos. Nunca tive um preto, mas ainda quero... eheh. Ainda não li nada do Joe Hill, que é filho do King, mas dizem que é bom... A Coisa é uma história gigante, e realmente muito boa. Não chega a causar medo, acho... pelo menos em mim não causou (há outros dele que são mais macabros), mas é sem dúvida um dos melhores livros dele! Depois nos conte como foi ahahah :) Obrigado pela visita :)

      Excluir
  14. Sabe que eu só tinha percebido a sexta feira 13 no sábado quando minha mãe me disse shuahsuahsuas ando mais no mundo da lua ultimamente, amo histórias de terror ótimas indicações <3 http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu gosto de terror, mas acredita que não leio livros desse gênero? Não tenho o hábito, mas quero começar a ler, tem muitos autores bem falados e que me deixam curiosas. Da sua lista eu não conhecia muitos, por isso fiquei super animada ao saber um pouquinho sobre cada um e de todos o que mais chama a minha atenção é o Stephen King.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Começar pelo King é uma boa pedida! :) Mas vale a pena conferir os outros, na medida do possível. Bjos e obg pela visita! :)

      Excluir
  16. Lembro que li O Gato Preto logo no começo da faculdade, na aula de literatura (só eu gostei do conto XD Os outros acharam "bizarro" demais) Eu preciso reler o conto, estou procurando uma boa coletânea de Poe, realmente é um incrível escritor.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coletâneas em versão de bolso dele são, em geral, muito boas. Na verdade, difícil é ler um conto ruim dele rs. Obrigado pela visita, e volte sempre que quiser! :)

      Excluir
  17. Olá, conheço a escrita do autor e é fantástico mas ler este conto seria como suicídio hahaha. Realmente não teria coragem principalmente por ser medrosa em relação ao terror. Sexta dia 13 realmente também não é o meu dia. Mas gostei bastante do post, mesmo não sendo o meu estilo de gosto rs.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio rs. Bjão, e nos acompanhe sempre :)

      Excluir
  18. Olá Fabiano!!

    Eu não costumo assistir naaada de terror, horror ou algo assim pq sou muito medrosa, mas adoro livros sobre o tema. Não li nada de Edgar, maaas tenho muita vontade e vou aproveitar a dica para baixar :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Baixe, leia e nos conte o que achou rsrs. Valeu pela visita. Bjos e apareça sempre :)

      Excluir
  19. Adorei a matéria! Adoro Edgar Allan Poe! Desde que minha mãe (que é fanática pelas histórias dele) me apresentou seu trabalho não consegui desapegar! Cheguei até a considerar a faculdade de Letras Inglês/Português por causa da literatura estrangeira e da nossa (Machado de Assis, Monteiro Lobato) <3

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...