Resenha: Vinte Garotos no Verão

Com capa alegre e nome que sugere muitas aventuras típicas da estação ensolarada, Vinte Garotos no Verão, é um daqueles livros que te levam a conjecturas erradas. Vem com a gente conferir?

Vinte Garotos no Verão

Sarah Ockler


Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Edição: 2014

Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Amizades de longa data tendem a ser fortes e a resistir a muitos percalços, e isso não é diferente com Anna. Frankie e seu irmão Matt. Os três são amigos a anos e como são vizinhos sua relação é literalmente próxima. As coisas mudam um pouco de rumo quando em seu aniversário de quinze anos, Anna e Matt se beijam e dão início a uma nova etapa de seu relacionamento. Apesar de alimentar uma paixão secreta por Matt desde os seus dez anos, e estar radiante com o desenrolar dos novos acontecimentos, Anna atende o pedido do rapaz e mantem segredo do episódio, isto porque ele estaria indo para a universidade logo após a viagem de verão para Califórnia, quando Matt contaria pessoalmente para irmã. Mas em um acaso do destino, da vida, de Deus, ou do que quiserem chamar, Matt morre abruptamente e Anna além de lidar com a dor que a tragédia trouxe para todos eles, precisa conviver com a angústia da decisão de manter a promessa feita e não contar nada à Frankie, que por sua vez, se vê desnorteada e tenta suprimir sua dor com qualquer supercialidade que ocupe seu tempo.

Na tentativa de recomeçar, a família de Matt resolve, após um ano de sua morte, fazer a viagem à Califórnia e convidam Anna, que mesmo sabendo que será uma experiência difícil, aceita o convite e se vê fazendo parte de mais um plano fútil de Frankie: conhecer 20 garotos durante o verão.

A narrativa é rica em drama, construída em capítulos curtos, em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Anna. A autora mantém o foco da trama nos sentimentos das adolescentes durante sua tentativa de recomeço, que mesmo sendo doloroso é necessário para superação do vazio deixado por Matt. Embora tenha um enredo baseado na dor da perda, a leitura não é densa, isto é, não lhe arrancará lágrimas a cada página, porém partirá seu coração muitas vezes. Ainda assim, a escrita é recheada de jovialidade o que a torna leve e agradável. Não é difícil se identificar com as personagens, entender suas dores, dúvidas e aflições e sentir tocada por elas, assim como é fácil sorrir com as novas descobertas, transformações, novos romances e inseguranças.


Gostei muito da história e ao contrário do que se espera quando o livro é baseado na morte de alguém, a narrativa não é sobre como conviver com a perda, mas como superá-la, como criar novos laços, e alegrias. Recomendo a leitura? Sim. Mas não espere uma ressaca literária. 



Resenha realizada em Parceria com o Blog Arca Literária.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Olá,

    Logo quando esse livro foi lançado eu tinha ficado interessada na leitura, mas depois de ler algumas resenhas eu fiquei indecisa e acabei nem comprando. Agora lendo a sua resenha me deu uma vontade enorme de ler, pois o livro não é focado na superação da perda e sim como seguir em frente. Meu gênero preferido são os dramas e esse livro parece que vai ser uma leitura bem agradável, pois não me fará chorar, mas eu sou bem chorona, vamos ver.

    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive a mesma sensação. Não carreguei grandes expectativas para a leitura, o que foi bom já que o livro não me deixou em ressaca.

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro... resenha muito interessante!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado. Volte mais vezes Tati.

      Excluir
  3. gostei bastante desse livro, adrorooooo os livros desta autora, acho que quando uma pessoa lé um livro ela muda completamente de atitude e linguagem para falar dos outros livros e autores

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante o livro apesar que parece ser bem triste, mais amoo livros que contam historias de amizades verdadeiras ainda mais entre irmaos, embora um desses nos deixam tristes por partirem, mais nao deixam de ser historias maravilhosa, já esta em minha lista de leitura de 2015.. bjoos

    ResponderExcluir
  5. Amizades e amores verdadeiros sempre nos enche de emoção msm sento ela na escrita ou em algum filme, e esse livro realmente é de arrancar suspiros, a historia cativante nos deixam com os pensamentos nele a vários dias, amo livros que nos deixam com aquela ressaca, ainda nao li mais pela a resenha vi o quanto ele e encantador, espero ler em breve.. bjoos

    ResponderExcluir
  6. Para falar a verdade , nunca tinha ouvido falar neste livro , mas sua resenha me deixou com uma enorme vontade de lê-lo
    Bjos,
    http://umcupcakeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já ouvi falar deste livros, mais nunca li resenha alguma. Sua resenha foi simplesmente magnifica. Me deixou super interessado :)

    http://isaaczedecc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Andreza,
    Achei a capa muito linda mas a história em si não despertou muito meu interesse, acredito que seja uma história linda e meio paradinha, se é que me entende rs. Acho que não leria por agora.

    Bjs
    Jéssica

    www.coracaoleitor.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie! Estou lendo um livro que tem um drama pesado e angustiante, então acho que darei um tempo neles. Mais para frente talvez eu dê um chance a esse, já que ele parece ser emocionante e a protagonista é minha xará.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...