Resenha : Histórias de Atréfora


Histórias de Atréfora

Layane Ventura e Ismael Arthur 



Editora: Chiado
Páginas: 257
Edição: 2014


Sinopse: Karol estava nadando uma longa distância sem parar... Thamilis andando sobre um vulcão ativo... Layane andando sobre grandes nuvens... Hévelyn andava sobre pedras... Sonhos estranhos traçaram o destino de quatro garotas... Mundos desconhecidos, monstros, dragões, magia, trevas... Apenas uma certeza: elas devem salvar Atréfora, uma terra distante e devastada. Novos amigos, muitos inimigos, histórias marcantes, tramas envolventes e uma grande aventura.



Em finais do séc. XX, a literatura fantástica deu uma verdadeira guinada,temos diversos títulos fantásticos e clássicos, que até hoje são nossas referências de infância, e é dentro desta proposta que vejo o livro dos autores Layane Ventura e Ismael Artur.

Historias de Atréfora trata de contar as reviravoltas que acontecem na vida de quatro adolescentes ao se descobrirem detentoras de um grande poder, herança dos chamados Dragões Elementares, sendo que cada uma domina um elemento específico como ar,fogo,terra e água,tanto poder nas mãos de pessoas tão jovens só poderia render muita confusão e aventura não é mesmo?.

Dimensão paralela, Dragões,seres mágicos, todos esses elementos fazem do livro uma boa pedida para você iniciar seu adolescente seja ele filho(a),sobrinho(a),primo(a) ou afilhado(a) em livros com uma linguagem simples e não muito complexa para idade deles,reforço esse ponto, pois o livro me pareceu voltado para esse grupo,visto que a escrita inclusive as do diálogo...são bem joviais, típicos de adolescentes em período escolar, na verdade, as personagens fazem parte desse meio, elas comunicam bem com o universo rebelde, conflitante e cheio de dúvidas,por estes motivos,vejo em Histórias de Atréfora, um livro com potencial para ser aquele livro que o jovem vai ler, se apaixonar, e anos depois lembrar do mesmo com carinho, como eu e muitos outros da geração 80 e 90...hoje se lembram dos livros de Pedro Bandeira que marcaram essa fase tão complexa das nossas vidas.

Acredito que o livro deva um pouco em um ponto, os acontecimentos são muito repentinos, e em pouco capítulos iniciais,recebemos uma série de informações,muito importantes para história de fato...mas que são transmitidas com tanta rapidez e passagens de tempo, que mal conseguimos digerir de imediato.

A arte da capa é simplesmente incrível, não devendo em nada à grandes obras do estilo,gostei muito do tipo de folha utilizada pela editora, um tanto amarelada, minhas vistas agradecem...rsrs...ponto positivo também para a leveza do livro, o mesmo é tão maleável que dá gosto segurar...rs...tenho livros em minha estante,que em pouco tempo de leitura meus dedos doem por conta da rigidez,sou dessas que acha que livro não é apenas o conteúdo impresso, é uma série de fatores que vão tornar a leitura cada vez mais agradáveis.


Todas estas considerações postas,posso dizer que certamente haverá identificação entre o jovem leitor e algum dos personagens ali retratados,seja pela popularidade de uma ou a falta de atenção de outra, todos somos ou fomos uma dessas meninas um dia,tirando a parte dos poderes...rsrs,mas essa é justamente a mágica da coisa, quem nunca quis possuir poderes sobrenaturais?,ler pensamentos?,se teletranspostar?, o grande trunfo da literatura que Layane e Ismael nos trazem é justamente esse, despertar aquele desejo de ser um super herói,esquecer um pouco os conflitos existenciais, e voltar para uma época onde tudo parecia ser possível...e talvez ainda seja...pelo menos em Atréfora.











Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Olá! Pelo que percebi da sua resenha este livro não é tão legal para adultos, então não me interessei muito. Porém, seguirei a dica e apresentarei a história para a minha irmã de 11 anos :) Tenho certeza de que ela irá gostar! Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, de fato...para o público mais adulto pode parecer infantil...o universo e as gírias adolescentes são muito comuns na obra, acredito que sua irmã vai gostar muito...:)...Bjoss

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Esse livro super me interessou e adorei a capa!
    Adoro livros de fantasia e sim, quando era criança sonhava em ter poderes! Até brincava com isso!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje eu queria ter poderes...kkkkkkkk...Bjkass

      Excluir
  3. Eu gosto muito de ler Fantasia, então acredito que esse seria um livro que, se eu lesse, iria gostar. Só acho que não é um livro que eu encontraria em uma biblioteca ou que eu chegaria a comprar. Como são poucas páginas, é normal mesmo que o desenvolvimento da história seja breve, sem muita enrolação, afinal, como é indicado ao público juvenil, muitas descrições e enrolação não agradariam aos leitores alvo.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, por isso super indico a eles...mas qualquer leitor que estiver interessado em embarcar no mundo de Atréfora...está convidado...:).

      Excluir
  4. Olá!

    O livro parece ser bem legal, e apesar de eu gostar muito de fantasia, acho que não o leria por parecer ser excessivamente infanto juvenil, mas acho que daqui uns anos meu irmão irá adorar a história.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...sem dúvidas...como disse, é ótimo para trabalharmos a imaginação da garotada...bjosss

      Excluir
  5. Olá, gostei da sua resenha e principalmente amei esta capa. Tão atrativa ela haha.
    Enfim, adoro gêneros e fantasia... e a premissa parece ser levemente tentadora também. Quem sabe eu não leia e tire minhas conclusões...
    Espero que eu goste da leitura.
    Beijos, sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso...essa capa é incrível...eu tbm amei...rsrs...Bjooss

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Gosto muito de livros infanto-juvenis, mas não sei ainda se leria por conta dessa parte de acontecimentos muito repetidos, gosto também do gênero fantasia e fiquei super encantado com a capa e premissa. Adorei demais a sua resenha, e vou pensar duas vezes antes de qualquer desejo para ler imediatamente a obra, mas vou ver se dou uma chance por conta dessas sinopse mesmo, sério, eu adorei demais <33 hauahauh (vai entender esse menino).

    Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha...não se reprima Luan...leia e tire suas conclusões...também amo fantasia demais.. Bjosss

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...