Resenha: Fim

Todo mundo sabe que cedo ou tarde vai ter um encontro com a morte. Eu sei, eu sei. É ruim admitir isso. Tem gente que prefere nem falar disso. Não é o caso de Fernanda Torres. O livo "FIM", trata exatamente deste assunto. Quer uma provinha?

Fim

Fernanda Torres


Páginas: 208
Publicação: 2013

Sinopse: Cinco amigos cariocas. Cinco homens que estão à beira da morte e rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.  
São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações.  Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas frutos da arguta capacidade de observação da autora. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia. Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio? 



Tanta controvérsia com esse livro, uns amando, outros detestando, que fui ao pote com pouca sede. Talvez por tê-lo lido sem grandes expectativas eu tenha gostado tanto.

Acredito que o estranhamento de quem não apreciou o livro se dê pela maneira como Fernanda escreve. A autora constrói um grande mosaico, com idas e vindas do ponto de vista de cada personagem. O tempo não é linear, a narrativa hora em primeira pessoa, hora em terceira pessoa. Tudo isso pode ter decepcionado algumas pessoas que esperavam um romance linear com grandes acontecimentos, que lhe pendessem ás páginas na ansiedade de terminá-las. Mas os leitores que curtem crônicas irão adorar a escrita de linguagem carioca e bem construída de Fernanda Torres. 

FIM conta a estória de Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Cariocas que se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais, orgias durante os anos 60. Viveram sua juventude em momentos de grande transição de valores sociais. Mas o tempo que não perdoa a ninguém acaba por afastá-los. Cada um deles está próximo da morte, mesmo que por vezes não saibam disso, e começam a recapitular tudo o que fizeram na vida. Mas não espere um testamento de comiseração, nem atestado de coroa de louros. Não é uma preocupação da trama levar o autor a nenhuma reflexão filosófica que mudará a sua existência. Fernanda Torres trata da hora mais temida, a morte, de maneira leve e debochada. A autora nos faz rir com muita ironia, nos emociona com verdades íntimas da natureza humana, deixando a influencia de Nelson Rodrigues e Millôr Fernandes se fazer notória no desenrolar das páginas. 

Gostei muito do livro. Leitura fácil, rápida, sarcástica. Perfeita pra um dia de relaxamento.





Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Fernanda torres é muito talentosa e agora sabendo que ela lançou FIM...Quero ler esse lindo, gosto muito de estórias com o pessoal da melhor idade! Minhas melhores conversas são com eles e foi com eles, imaginei o quanto vou gostar!
    Boa resenha, beijos!
    Mila
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,. já tinha lido outras resenhas desse livro, e mantenho minha opnião de q n achei o livro interessante, rsrsrs, mas que bom que vc gostou ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas não aquela curiosidade que faz a gente procurar promoções como doido, sabe? Adoro livros sarcásticos, mas algo me diz que eu vou ficar um pouco confusa quando ler esse livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieee, tudo bem? Adorei conhecer este livro, quando li a sinopse achei que o mesmo seguiria uma linha diferente, mas achei interessante o que a autora fez para criar esta história, não conhecia o livro e achei o mesmo interessante, a capa é simples mas chama a atenção rs, Abraços.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...