Resenha: A mulher Silenciosa

Está ai um livro que tem causado reações diversas no público. Vem conhecer um pouquinho sobre ele.


A Mulher Silenciosa
A.S.A. Harrison


Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Edição: 2014

Sinopse: Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir.

Para começar a leitura de "A Mulher Silenciosa" é preciso ter em mente que esta não será uma leitura com cenas de tirar o folego, cheio de ação, suspenses e reviravoltas. O foco da narrativa não é um episódio em si, mas as razões que levarão tal episódio acontecer. A.S.A. Harrison se preocupa em nos envolver com o desdobrar de motivos que levarão a um assassinato. Assim, não fique esperando acontecimentos eletrizantes. Talvez tenha sido exatamente por isso que consegui ler o livro e uma tacada só. 

A narrativa é feita em terceira pessoa, com capítulos alternados entre os pontos de vista dos dois personagens principais, Todd e Jodi. Ambos estão ligados por um casamento tranquilo, e a primeira vista bem sucedido de vinte anos, mas o que se esconde por trás da fachada é uma vida baseada na comodidade e conveniência. Ele um empresário do ramo da construção civil, que gosta da conquista, de estar sempre envolvido em novas empreitadas e também um adultero. Ela uma psicoterapeuta, extremamente metódica e apegada à sua vida confortável, minuciosamente controlada, vida essa que passa ser ameaçada por um novo caso de Todd.


Os perfis psicológicos de cada personagem é muito bem traçado pela autora. A cada linha, a cada gesto pequeno de Jodi e Todd é possível identificar traços marcantes de personalidade. E esse é o ponto em que a autora se concentra, e consome a maior parte da narrativa. Mas está ai a cereja do bolo. A maneira como estas personalidades são dissecadas, destrinchadas, prende o leitor que em dado momento ou está em total compreensão com personagem, ou com raiva deles. 


Em diferentes ocasiões a autora entra em longos relatos com termos acadêmicos da psicologia, ou em descrições de sessões de análise feitas por Judi quando ainda estava em formação no seu curso. O que pode parecer bem entediante para o leitor, na verdade é uma estratégia usada pela escritora para nos aproximar de uma compreensão mais complexa do personagem. Ta aí outro mérito de Harrison. Que consegue relacionar as atitudes de Jodi e Todd aos eventos passados de suas vidas. 


O fim do livro me pareceu um tanto corrido. Apressado diante do detalhismo exibido nos capítulos anteriores. Super indico a leitura para aqueles que gostam de thriller psicológico. Porém com a ressalva de que não é o assassinato o ponto alto do livro, mas sim o desenrolar emocional que desencadeará este acontecimento.





Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Ual adorei a sua resenha Andeza,tá ai um livro para as minhas próximas aquisições \o/
    E parabéns pelo blog,adorei poder conhecê-lo e visitarei sempre!
    Beijossss
    http://fomevontadeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, Andreza!
    Achei interessante a proposta, mas me preocupo com o fato da autora ser tão descritiva. Ainda assim, não descarto uma possível leitura, pois adoro histórias com enigmas assim.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Verdade Gabby. Para quem não tem muita paciência, longas descrições podem ser cansativas. Talvez esse seja um daqueles livros que ou vc adora ou vc nem termina..rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...