Resenha: Como eu era antes de você.

New Adult. Amo esse gênero. Mais um que está fazendo sucesso por ai. Vamos ver?


Como Eu  Antes de Você.
Jojo Moyes


Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Edição: 2013

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.




Confesso, New adult é sem dúvida o meu gênero preferido de livros. Porém quando um autor se propõe a tratar de um tema polêmico é sempre complicado, me deixando com o pé atrás, Isso porque muitos acabam não conseguindo tratar muito profundamente o tema, ou simplesmente o ignoram no meio do caminho e a gente fica com uma sensação frustrante de que algo deveria ter sido dito e não foi.

Quando resolvi ler “Como eu era antes de você” eu sabia que o tema era polemico, sabia que era um desses livros que nos fazem chorar, o que eu não sabia, era que o livro seria realmente tão envolvente e emocionante que me arrastaria por semanas com uma ressaca literária, uma depressão pós-leitura. Mesmo sabendo que cada linha te conduz para um fim cheio de lágrimas é impossível lê-lo sem uma esperança crescente, um desejo enorme de que a força do seu pensamento mude o desfecho.


Louisa Clark tem 26 anos, não é nada ambiciosa e se contenta com uma vidinha sem grandes acontecimentos e sem perspectiva para o futuro. Mantem um relacionamento de 7 anos, está satisfeita com seu emprego em um café local próximo a um ponto turístico. Mora com os pais, a irmã solteira com seu filho e o avô que sofreu um 'derrame' e precisa de cuidados.  Ao perder o emprego Louisa precisa correr atrás de algo logo, já que a família está passando por mal pedaços. Acaba assumindo um trabalho temporário para acompanhar um tetraplégico: Will Traynor, um advogado de Londres, com 35 anos, tinha uma vida de esportes, trabalho, namorada e viagens até sofre um acidente que o deixou totalmente dependente de terceiros.


A autora constrói muito bem o perfil dos personagens, nos coloca cara a cara com dramas vividos cotidianamente por cadeirantes, nos leva a questionar uma centena de atitudes e reações humanas. Destrincha sentimentos e emoções de forma realista. Aborda os vários aspectos da situação vivida por Will. O grande mérito a autora é que em momento algum ela tenta nos convencer do que seria certo ou errado diante da decisão tomada por ele. Apenas nos apresenta os fatos e deixa-nos rir e chorar com o rumo que a trama vai tomando.


O personagem Louise também é fascinante. A maneira como ela amadurece ao longo das páginas é cativante. E essa mudança não se dá em um salto de páginas, não. Acontecem de maneira gradual. Guiada por Will, Louise vai deixando o casulo para trás ao passo que ele vai ganhando cor em seus dias.


“Como eu era antes de você”, é uma história sensacional sobre amor, amizade, coragem, sobre como as pessoas podem mudar umas às outras. Esteja pronto para rir, chorar, torcer, se frustrar, se encher de esperanças e todas as emoções imagináveis. A leitura é marcante e vale a pena cada linha.













Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Se.antes sem saber quase nd sobre o livro eu.já estava com vontade de lê-lo, agr então... Kk
    Excelente crítica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena cada linha Beatriz. É emocionante.

      Excluir
  2. Nossa eu sempre tive a maior vontade de ler esse livro porem nunca sabia ao certo do que referia, e realmente vi que e chocante, parece com aquele filme Os Intocaveis e sinceramente esse filme me comoveu.. Ja sentir que esse livro vai me arrancar lagrimas, muito linda a resenha bjoos

    ResponderExcluir
  3. Oi :D
    Faz tempo que leio resenhas maravilhosas em relação a esse livro, acabei não resistindo e comprando, só não li ainda por falta de tempo, mas sabe, imagino que também vou me emocionar bastante com ele !
    Realmente, a autora acertou em manter o tema firme ao longo da história, muitas vezes os autores se perdem e nos deixam com aquele ar de que está faltando algo.. E outra coisa que me chamou a atenção foi a amadurecimento da Louise, personagens assim sempre me cativam .. Estou empolgada em iniciar a leitura, tenho certeza que também vou me encantar ..
    Bj :*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...